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EQUIVALÊNCIA DE GRAU

Período de submissão de candidaturas
Exame de Português
Prova de Conhecimentos
Prova Prática
Apresentação da Tese

10 a 31 de outubro de 2018
30 de novembro de 2018
10 de janeiro de  2019
A decidir por cada escola médica
Até 6 meses depois da realização da prova prática

Contacto para esclarecimentos

Qualquer esclarecimento deve ser realizado através de e-mail para o seguinte contato: equivalencia@medicina.ulisboa.pt

Questões Frequentes

Modelo da procuração
O regulamento não indica nenhum tipo particular de procuração, a FMUL não definiu nenhum modelo de procuração para o efeito.
A procuração deve especificar a identidade (nome completo e número de identificação) de quem passa a procuração; especificar a identidade (nome completo e número de identificação) de quem vai representar o candidato e deve ser claro que o procurador está mandatado para tratar do processo de se destina Processo de Equivalência ao Ciclo de Estudos Integrado do Mestrado em Medicina das Escolas Médicas Portuguesas.

Documentos preenchidos pelo procurador
O procurador pode preencher pelo candidato(a) a declaração sob compromisso de Honra em como não instruiu nenhum pedido noutra escola médica; a declaração assinada onde consente expressamente o tratamento dos dados contidos na candidatura e o impresso Modelo 525 – Equivalência a grau de Mestre.
O impresso modelo 525 é fornecido pela FMUL no ato da candidatura.
Caso a candidatura seja feita por procuração, a cópia da identidade (nome completo e número de identificação) tem de ser autenticado por agente diplomático ou consular português no país onde obteve o grau, ou em alternativa, autenticado através da apostilha de Haia.
Caso a cópia seja feita por instituição portuguesa não necessita da apostilha de Haia.

Entrega de documentos por correio ou via correio eletrónico
A candidatura à equivalência ao MIM é feita presencialmente pelo candidato, ou por pessoa munida de uma procuração para esse efeito.

Validação de documentos via correio electrónico
Os serviços académicos da FMUL não validam documentos enviados por correio electrónico.

Tamanho da foto tipo passaporte
Recomendamos foto com dimensão de 3cm x 4 cm

Modelo de Currículo Vitae
O regulamento não indica nenhum tipo particular de Currículo Vitae, a FMUL não definiu nenhum modelo de Currículo Vitae para o efeito.

Autenticação de documentos
O diploma do curso (ou cópia autenticada do mesmo), tem de ser autenticado por agente diplomático ou consular Português no país onde obteve o grau, ou em alternativa, autenticado através da apostilha de Haia.
O certificado de exames (ou cópia autenticada dos mesmos), com os resultados de todas as disciplinas que compõem a sua formação em Medicina, tem de ser autenticado por agente diplomático ou consular português no país onde obteve o grau, ou em alternativa, autenticado através da apostilha de Haia.
Os programas analíticos e cargas horárias das disciplinas do curso realizado, devidamente descriminados, em que todas as páginas têm de ser autenticados pela instituição de ensino superior que os emitiu.

Conversão da escala numérica (caso seja diferente da escala de 0 a 20)
Ao instruir a sua candidatura deverá entregar documento comprovativo da classificação final de curso e, caso a classificação final de curso não seja numa escala de 0 a 20, os serviços académicos da FMUL vão converter a sua classificação através da seguinte portaria.

Diplomados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro
Em relação ao processo de Equivalência os diplomados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) podem ficar ao abrigo do acordo bilateral de reconhecimento e revalidação de diplomas entre a Universidade de Lisboa e a UFRJ, assinado no passado dia 12 de setembro de 2018. Este processo encontra-se atualmente em curso e o texto final do acordo estabelecido será disponibilizado brevemente na página oficial da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Pedidos de equivalência formalizados em diferentes Escolas Médicas Portuguesas
No actual processo, que decorre de 10 a 31 de outubro, só pode formalizar candidatura numa única Escola Médica Portuguesa. Lembre-se que vai assinar um compromisso de honra a indicar essa situação.
No caso de já ter formalizado candidaturas em processos anteriores, o compromisso de honra não se aplica, desde que esses processos estejam finalizados, ou tenha desistido.

Consulta de modelos de provas realizadas anteriormente
A FMUL não disponibiliza modelos de provas realizadas anteriormente.

Estão dispensados da apresentação da prova de reciprocidade

– Os cidadãos oriundos dos países da UE;
– Os cidadãos oriundos do Brasil e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs);
– Os cidadãos oriundos dos países que ratificaram a Convenção de Lisboa;
– Os cidadãos oriundos de países com os quais já se tenha verificado a existência de reciprocidade, nomeadamente, Argentina, Chile, Colômbia, Cuba, Peru, República Dominicana, Tailândia, Turquia e Venezuela.

Trabalho Final de Mestrado Integrado ou equivalente
Todos os alunos do Curso de Mestrado Integrado em Medicina têm de apresentar um trabalho final. Os candidatos devem fazer uma apresentação escrita e oral de um trabalho semelhante ao exigido aos alunos do Curso de Mestrado Integrado em Medicina

Os candidatos devem apresentar um dos seguintes trabalhos:
Dissertação – trabalho escrito, original, empírico, na sequência de um trabalho de pesquisa e, normalmente, realizado no final de um curso;
Monografia – trabalho original, da autoria do requerente, publicado ou para publicação, na forma de artigo, em português ou inglês, de acordo com as normas de uma revista científica indexada; poderá ser no âmbito da medicina clínica ou investigação básica; pretende-se que os candidatos elaborem uma monografia, ou trabalho temático, em que se faz a abordagem de um tema particular; na monografia, como o nome indica, escreve-se sobre um único tema, não necessariamente novo, nem inédito; pode-se abordar vários aspectos do mesmo tema ou relacionar o tema com outros;
Relatório Curricular – descrição detalhada do curriculum vitæ académico e/ou profissional do requerente, por exemplo, um relatório crítico da sua experiência formativa.

Caso não tenha algum trabalho deste tipo, pode realizar a sua candidatura, no entanto, dispõe de um prazo limite de 6 meses para entrega e discussão do Trabalho Final de Mestrado Integrado, a contar a partir da data de aprovação à Prova Prática/Clinica.

Caso tenha algum trabalho realizado com estas características, pode entregar 4 volumes em papel na sua candidatura.

Processo de candidatura à equivalência ao Curso de Mestrado Integrado em Medicina (CMIM) da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL)

Requisitos para efetuar a candidatura

Leitura prévia integral do regulamento (disponível AQUI).
A candidatura é realizada presencialmente pelo candidato, ou por pessoa munida de uma procuração para esse efeito.

Documentação necessária

  1. Documento de identificação pessoal (ou fotocópia autenticada em situações em que não seja o próprio a instruir o processo);
  2. Diploma do curso, autenticado por agente diplomático ou consular português no país onde obteve o grau;
  3. Certificado de exames, com os resultados de todas as disciplinas que compõem a sua formação em Medicina, autenticado por agente diplomático ou consular português no país onde obteve o grau;
  4. Programas analíticos e cargas horárias das disciplinas do curso realizado, devidamente descriminados, com todas as páginas autenticadas pela instituição de ensino superior que os emitiu;
  5. Uma fotografia tipo passaporte;
  6. Currículo Vitae atualizado;
  7. Quatro exemplares, em suporte papel, do Trabalho previsto na alínea c) do n.º 1 do artigo 9.º do presente regulamento, quando aplicável(consultar regulamento);
  8. Conversão da escala numérica (caso seja diferente da escala de 0 a 20), tendo que entregar o documento comprovativo da classificação final do curso;
  9. Documento de reciprocidade entre países, quando aplicável (consultar regulamento);
  10. Tradução dos documentos para Língua Portuguesa, à exceção dos que se encontrem em Espanhol, Francês, Inglês e Italiano;
  11. Preenchimento no ato da candidatura do impresso Modelo 525 (fornecido pela FMUL no ato da candidatura);
  12. Declaração sob compromisso de Honra em como não instruiu nenhum pedido noutra Escola Médica Portuguesa (minuta disponível AQUI);
  13. Declaração assinada onde consinta expressamente o tratamento dos dados pessoais contidos na candidatura (minuta disponível AQUI).

Entrega de documentação para candidatura

Local
Serviços Académicos da FMUL – Piso 0 (junto ao bar dos alunos)

Horário
Das 10:00h às 13:00h, de 2ª a 6ª feira.

Prazo
De 10 a 31 de Outubro de 2018

Procedimento

  1. Solicite senha junto ao segurança. Peça ao segurança o impresso Modelo 525. Preencha o impresso modelo 525 e aguarde a chamada.
  2. Quando o funcionário o chamar entrega-lhe o impresso modelo 525 preenchido e o documento de identificação. O funcionário vai confirmar os seus dados.
  3. Entregue ao funcionário a documentação obrigatória solicitada no regulamento. A sua documentação será colocada em envelope fechado fornecido pela FMUL.
  4. O funcionário irá registar o seu contato de e-mail de telefone e vai ativar o registo de pagamento de emolumento.
  5. Efetue o pagamento na Tesouraria do emolumento associado (500,00€ – quinhentos Euros), de acordo com a tabela de emolumentos da FMUL (disponível AQUI).
  6. Após efetuar o pagamento vai receber dois comprovativos de pagamento. Entregue um comprovativo ao funcionário que recebe as candidaturas.
  7. O funcionário ao receber um comprovativo de pagamento vai-lhe entregar uma cópia do impresso Modelo 525.

A verificação da documentação entregue não é realizada no ato da candidatura. A verificação é realizada em fase posterior. Nesse sentido recomendamos a atenta verificação dos documentos que são entregues.

Documentação em falta / Desistência

Caso seja detetada alguma documentação em falta, será contactado pelos serviços no sentido de entregar essa documentação.
Em caso de não entrega de documentação obrigatória até 31 de outubro de 2018, a sua candidatura fica sem efeito.
Em caso de desistência da candidatura o valor pago de emolumento não é devolvido.

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