• en
  • pt

APRESENTAÇÃO

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, de forma pioneira, apresenta para o ano letivo de 2018/2019 a oferta formativa de licenciatura em Ciências da Nutrição, cujo plano de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Esta oferta formativa resulta da ação conjunta de três faculdades da Universidade de Lisboa: A Faculdade de Medicina (promotora do projeto), a Faculdade de Motricidade Humana e a Faculdade de Farmácia, instituições de referência na área das Ciências da Saúde. Trata-se de um projeto único e inovador no âmbito das Ciências da Nutrição em Portugal, onde cada faculdade irá contribuir com o know-how específico e especializado nas áreas base de formação académica do Nutricionista.

A particularidade de ser um ciclo de estudos ministrado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, instituição académica de reconhecido valor, dotada de recursos físicos e humanos fundamentais à formação em Ciências da Nutrição, com estreita ligação a um hospital universitário (Centro Hospitalar Lisboa Norte) bem como a um centro de investigação de renome internacional (Instituto Medicina Molecular), permite uma comunicação eficaz entre a ciência básica, a prática clínica e a investigação translacional, comparável aos grandes centros académicos mundiais.

Tendo por base o Referencial para a formação académica do nutricionista em Portugal, da Ordem dos Nutricionistas, e por forma a ser compatível com a estrutura de formação académica na Europa, o plano de estudos apresenta 240 ECTS, com duração de 4 anos e 8 semestres académicos, sendo o último semestre destinado exclusivamente à realização de estágio na área específica das Ciências da Nutrição.

As caraterísticas subjacentes a esta oferta formativa permitem desenvolver uma formação consistente, de base sólida e completa, com interesse particular num ensino apoiado na prática e investigação científica. Ao longo da formação são asseguradas as competências base das três principais áreas de especialidade do nutricionista: Nutrição Clínica, Nutrição Comunitária e Saúde Pública e Alimentação Coletiva e Restauração, mas também desenvolver competências relacionadas com as exigências da sociedade atual, nomeadamente na área do desporto, indústria e desenvolvimento alimentar, marketing alimentar e nutricional, bem como investigação e ensino na área das Ciências da Nutrição.

COORDENAÇÃO E CONTACTOS

Catarina Sousa Guerreiro
(Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição)

A nutrição assume nos nossos dias um papel cada vez mais determinante. A sua importância incide não só na forma como permite o alcance de um ótimo estado de saúde, como também no papel que desempenha no tratamento e prevenção de muitas das doenças tão prevalentes dos nossos dias.

Com vista a promover um maior conhecimento nesta área do saber, a Faculdade de Medicina de forma pioneira proporciona a partir deste ano letivo a licenciatura em Ciências da Nutrição cuja essência central se baseia na criação de um profissional de excelência, capaz de responder às inúmeras e mais distintas necessidades do mercado atual. Estamos certos que a implementação da Licenciatura em Ciências da Nutrição numa instituição como a Faculdade de Medicina permitirá dotar os nossos futuros nutricionistas de um conhecimento único, suportado nos muitos anos de experiência que esta instituição possui, e que muito beneficiará também da proximidade física e institucional com Centro Hospitalar Lisboa Norte e Instituto de Medicina Molecular.

E como a nutrição é hoje transversal a muitas áreas, desenvolvemos um currículo único, com uma forte componente associada à nutrição no desporto, bem como espaço curricular destinado ao estudo profundo da qualidade dos alimentos. A Faculdade de Motricidade Humana e a de Farmácia serão os aliados perfeitos para uma formação interdisciplinar de sucesso.

Estamos certos que daqui a quatro anos teremos orgulho nos nutricionistas aqui formados, capazes de inovar, questionar, refletir, aconselhar e tratar, contribuindo para uma sociedade mais saudável.

 

CONTACTOS

@: lab.nutricao@medicina.ulisboa.pt
T: 217 999 465

Atendimento
Edifício Egas Moniz, Bloco C, Piso 2
2.ª – 6.ª | 9h-12h – 14h-16h

PLANO DE ESTUDOS

PLANO DE ESTUDOS (ver pdf)

Este ciclo de estudos foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a 21 de abril de 2017, registado pela Direção-Geral do Ensino Superior, a 24 de maio de 2017, com o n.º R/A-Cr 34/2017 e publicado em Diário da República pelo Despacho n.º 4843/2018, de 16 de maio.

ACESSO | CONCURSO NACIONAL

Acesso (2018/19) 

Nota importante: Uma vez que o curso, a iniciar-se no próximo ano, começará com o 1.º curricular foi decidido que não serão aceites, em 2018/19, candidatos para os regimes de mudança e transferência, Maiores de 23 anos e Estudantes Internacionais.

Pré-requisitos
Tipo: Seleção Grupo A Comunicação Interpessoal

Forma de Comprovação – Declaração médica, sob a forma de resposta a um questionário, nos termos do regulamento publicado como anexo III à Deliberação n.º 218/2018, de 26 de fevereiro, comprovando que satisfaz o pré-requisito a entregar no ato da matrícula e inscrição neste estabelecimento de ensino.

Minuta do Pré-Requisito Grupo A 

Provas de Ingresso
02 Biologia e Geologia e
07 Física e Química

Fórmula de cálculo da nota de candidatura
50% classificação final do ensino secundário;
50% provas de ingresso

Classificações Mínimas
Nota de candidatura: 140
Provas de ingresso: 100
Duração: 4 anos, 8 Semestres | ECTS: 240
Nº de Vagas: 30

ACESSO | ESTUDANTES INTERNACIONAIS

Os Estudantes Internacionais são bem-vindos na Licenciatura em Ciências da Nutrição. Aqui encontras todas as condições para ingresso.

PROPINAS

Os estudantes da ULisboa estão obrigados ao pagamento das propinas, sem prejuízo das situações especiais previstas na lei e no Regulamento de Propinas da Universidade de Lisboa  [Despacho n.º 67/2015].
O valor das Propinas é fixado anualmente, pelo Conselho Geral da Universidade de Lisboa. A propina pode ser paga em prestações, em datas a fixar pelo Diretor da FMUL.

Definição de propinas para o Ano Letivo 2018/2019 (Despacho 35-2018)

MOBILIDADE

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa dispõe de uma área vocacionada para a Cooperação Internacional responsável pela organização de programas de mobilidade para os vários agentes educativos (discentes, docentes, funcionários) como seja o Programa Erasmus.

Este ciclo de estudos foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a 21 de abril de 2017, registado pela Direção-Geral do Ensino Superior, a 24 de maio de 2017, com o n.º R/A-Cr 34/2017 e publicado em Diário da República pelo Despacho n.º 4843/2018, de 16 de maio.

CREDITAÇÕES

ANO LETIVO 2018/2019

Período de candidatura
17 de setembro a 15 de outubro de 2018.

Regulamento
Regulamento de Creditação e Integração Curricular de Experiências Profissionais e Formações Académicas da Universidade de Lisboa (Regulamento UL)

Objetivos programáticos por unidade curricular

Impressos de solicitação de creditação por unidade curricular

Apresentação do pedido
O pedido deverá ser apresentado presencialmente no Núcleo Académico – Gestão do Acesso e Reconhecimento de Habilitações (Piso 3 – Serviços Tecnico-Administrativos – Edifício comum ao HSM)

Horário de atendimento:
2ª, 4ª e 6ª feira: 10h-13h
3ª e 5ª feira: 10h-13h e 14h-16h

Documentação a apresentar:

  • Impressos preenchidos por unidade curricular a que solicita creditação;
  • Certidão ou certificado, que comprove a classificação das unidades curriculares realizadas;
  • Conteúdo Programático, Carga Horária das unidades curriculares realizadas, nº de ECTs, tipologia de aulas e sempre que possível indicação do(s) docente(s) responsável(eis) (os documentos exigidos deverão ser apresentados devidamente autenticados pelo Estabelecimento de Ensino Superior onde foram emitidos);
  • Plano de estudos do ciclo de estudos onde as unidades curriculares foram realizadas.

Pagamento de emolumento

  • O aluno deve consultar o Portal do Aluno, por forma a tomar conhecimento da referência multibanco para proceder ao pagamento do emolumento afeto ao pedido de creditação – o emolumento estará disponível nos 5 dias seguintes ao da apresentação do requerimento.

Para aceder à referência multibanco deve seguir os seguintes passos:

  1. Aceder ao portal académico: https://fenix.medicina.ulisboa.pt/login
  2. Aceder ao separador Aluno/ Consultar/ Visualizar conta/ conta corrente ver referências para pagamento
  • O emolumento será criado de acordo com a tabela de emolumentos em vigor (Até 6 ECTS – 40€, por cada ECTS a mais será acrescido 5€)

Tabela de Emolumentos da FMUL

 

Observação: O pedido de creditação apenas será encaminhado para análise superior por parte dos docentes responsáveis após a completa instrução do processo e pagamento do emolumento que se encontra associado.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Um licenciado em Ciências da Nutrição, detentor de uma licenciatura reconhecida pela Ordem dos Nutricionistas, terá acesso à profissão de Nutricionista.

As competências desenvolvidas neste ciclo de estudos permitirão a construção de um nutricionista de excelência, apto a desenvolver a sua atividade em várias áreas profissionais, em locais como: centros de saúde, hospitais, clínicas, empresas de alimentação coletiva, autarquias, instituições particulares de solidariedade social, farmácias, clubes ou empresas desportivas e recreativas, indústria alimentar, produção alimentar, entidades formativas e de investigação, entre outras.

Copyright 2019 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |