Objetivos

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, de forma pioneira, apresenta para o ano letivo de 2018/2019 a oferta formativa de licenciatura em Ciências da Nutrição, cujo plano de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Esta oferta formativa resulta da ação conjunta de três faculdades da Universidade de Lisboa: A Faculdade de Medicina (promotora do projeto), a Faculdade de Motricidade Humana e a Faculdade de Farmácia, instituições de referência na área das Ciências da Saúde. Trata-se de um projeto único e inovador no âmbito das Ciências da Nutrição em Portugal, onde cada faculdade irá contribuir com o know-how específico e especializado nas áreas base de formação académica do Nutricionista.

A particularidade de ser um ciclo de estudos ministrado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, instituição académica de reconhecido valor, dotada de recursos físicos e humanos fundamentais à formação em Ciências da Nutrição, com estreita ligação a um hospital universitário (Centro Hospitalar Lisboa Norte) bem como a um centro de investigação de renome internacional (Instituto Medicina Molecular), permite uma comunicação eficaz entre a ciência básica, a prática clínica e a investigação translacional, comparável aos grandes centros académicos mundiais.

Tendo por base o Referencial para a formação académica do nutricionista em Portugal, da Ordem dos Nutricionistas, e por forma a ser compatível com a estrutura de formação académica na Europa, o plano de estudos apresenta 240 ECTS, com duração de 4 anos e 8 semestres académicos, sendo o último semestre destinado exclusivamente à realização de estágio na área específica das Ciências da Nutrição.

As caraterísticas subjacentes a esta oferta formativa permitem desenvolver uma formação consistente, de base sólida e completa, com interesse particular num ensino apoiado na prática e investigação científica. Ao longo da formação são asseguradas as competências base das três principais áreas de especialidade do nutricionista: Nutrição Clínica, Nutrição Comunitária e Saúde Pública e Alimentação Coletiva e Restauração, mas também desenvolver competências relacionadas com as exigências da sociedade atual, nomeadamente na área do desporto, indústria e desenvolvimento alimentar, marketing alimentar e nutricional, bem como investigação e ensino na área das Ciências da Nutrição.

Formas de Acesso

Acesso (2018/19)

Nota importante: Uma vez que o curso, a iniciar-se no próximo ano, começará com o 1.º curricular foi decidido que não serão aceites, em 2018/19, candidatos para os regimes de mudança e transferência, Maiores de 23 anos e Estudantes Internacionais.

Tipo: Seleção Grupo A Comunicação Interpessoal

Provas de Ingresso
02 Biologia e Geologia e
07 Física e Química

Fórmula de cálculo da nota de candidatura
50% classificação final do ensino secundário;
50% provas de ingresso

Classificações Mínimas
Nota de candidatura: 140
Provas de ingresso: 100
Duração: 4 anos, 8 Semestres | ECTS: 240
Nº de Vagas: 30

Mobilidade
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa dispõe de uma área vocacionada para a Cooperação Internacional responsável pela organização de programas de mobilidade para os vários agentes educativos (discentes, docentes, funcionários) como seja o Programa Erasmus.

Este ciclo de estudos foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a 21 de abril de 2017, registado pela Direção-Geral do Ensino Superior, a 24 de maio de 2017, com o n.º R/A-Cr 34/2017 e publicado em Diário da República pelo Despacho n.º 4843/2018, de 16 de maio.

Plano de Estudos
(pdf)

Propinas

Os estudantes da ULisboa estão obrigados ao pagamento das propinas, sem prejuízo das situações especiais previstas na lei e no Regulamento de Propinas da Universidade de Lisboa  [Despacho n.º 67/2015].
O valor das Propinas é fixado anualmente, pelo Conselho Geral da Universidade de Lisboa. A propina pode ser paga em prestações, em datas a fixar pelo Diretor da FMUL.

Definição de propinas para o Ano Letivo 2018/2019 (Despacho 35-2018)

Equivalência de Grau

Regulamento de Equivalência de Grau da Licanciatura em Ciências da Nutrição (Despacho 37-2018)

Saídas Profissionais

Um licenciado em Ciências da Nutrição, detentor de uma licenciatura reconhecida pela Ordem dos Nutricionistas, terá acesso à profissão de Nutricionista.
As competências desenvolvidas neste ciclo de estudos permitirão a construção de um nutricionista de excelência, apto a desenvolver a sua atividade em várias áreas profissionais, em locais como: centros de saúde, hospitais, clínicas, empresas de alimentação coletiva, autarquias, instituições particulares de solidariedade social, farmácias, clubes ou empresas desportivas e recreativas, indústria alimentar, produção alimentar, entidades formativas e de investigação, entre outras.