• en
  • pt

APRESENTAÇÃO

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, de forma pioneira, apresenta para o ano letivo de 2018/2019 a oferta formativa de licenciatura em Ciências da Nutrição, cujo plano de estudos está acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior.

Esta oferta formativa resulta da ação conjunta de três faculdades da Universidade de Lisboa: A Faculdade de Medicina (promotora do projeto), a Faculdade de Motricidade Humana e a Faculdade de Farmácia, instituições de referência na área das Ciências da Saúde. Trata-se de um projeto único e inovador no âmbito das Ciências da Nutrição em Portugal, onde cada faculdade irá contribuir com o know-how específico e especializado nas áreas base de formação académica do Nutricionista.

A particularidade de ser um ciclo de estudos ministrado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, instituição académica de reconhecido valor, dotada de recursos físicos e humanos fundamentais à formação em Ciências da Nutrição, com estreita ligação a um hospital universitário (Centro Hospitalar Lisboa Norte) bem como a um centro de investigação de renome internacional (Instituto Medicina Molecular), permite uma comunicação eficaz entre a ciência básica, a prática clínica e a investigação translacional, comparável aos grandes centros académicos mundiais.

Tendo por base o Referencial para a formação académica do nutricionista em Portugal, da Ordem dos Nutricionistas, e por forma a ser compatível com a estrutura de formação académica na Europa, o plano de estudos apresenta 240 ECTS, com duração de 4 anos e 8 semestres académicos, sendo o último semestre destinado exclusivamente à realização de estágio na área específica das Ciências da Nutrição.

As caraterísticas subjacentes a esta oferta formativa permitem desenvolver uma formação consistente, de base sólida e completa, com interesse particular num ensino apoiado na prática e investigação científica. Ao longo da formação são asseguradas as competências base das três principais áreas de especialidade do nutricionista: Nutrição Clínica, Nutrição Comunitária e Saúde Pública e Alimentação Coletiva e Restauração, mas também desenvolver competências relacionadas com as exigências da sociedade atual, nomeadamente na área do desporto, indústria e desenvolvimento alimentar, marketing alimentar e nutricional, bem como investigação e ensino na área das Ciências da Nutrição.

COORDENAÇÃO E CONTACTOS

Catarina Sousa Guerreiro
(Coordenadora da Licenciatura em Ciências da Nutrição)

A nutrição assume nos nossos dias um papel cada vez mais determinante. A sua importância incide não só na forma como permite o alcance de um ótimo estado de saúde, como também no papel que desempenha no tratamento e prevenção de muitas das doenças tão prevalentes dos nossos dias.

Com vista a promover um maior conhecimento nesta área do saber, a Faculdade de Medicina de forma pioneira proporciona a partir deste ano letivo a licenciatura em Ciências da Nutrição cuja essência central se baseia na criação de um profissional de excelência, capaz de responder às inúmeras e mais distintas necessidades do mercado atual. Estamos certos que a implementação da Licenciatura em Ciências da Nutrição numa instituição como a Faculdade de Medicina permitirá dotar os nossos futuros nutricionistas de um conhecimento único, suportado nos muitos anos de experiência que esta instituição possui, e que muito beneficiará também da proximidade física e institucional com Centro Hospitalar Lisboa Norte e Instituto de Medicina Molecular.

E como a nutrição é hoje transversal a muitas áreas, desenvolvemos um currículo único, com uma forte componente associada à nutrição no desporto, bem como espaço curricular destinado ao estudo profundo da qualidade dos alimentos. A Faculdade de Motricidade Humana e a de Farmácia serão os aliados perfeitos para uma formação interdisciplinar de sucesso.

Estamos certos que daqui a quatro anos teremos orgulho nos nutricionistas aqui formados, capazes de inovar, questionar, refletir, aconselhar e tratar, contribuindo para uma sociedade mais saudável.

 

CONTACTOS

@: lab.nutricao@medicina.ulisboa.pt
T: 217 999 465

Atendimento
Edifício Egas Moniz, Bloco C, Piso 2
2.ª – 6.ª | 9h-12h – 14h-16h

PLANO DE ESTUDOS

PLANO DE ESTUDOS (ver pdf)

Este ciclo de estudos foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a 21 de abril de 2017, registado pela Direção-Geral do Ensino Superior, a 24 de maio de 2017, com o n.º R/A-Cr 34/2017 e publicado em Diário da República pelo Despacho n.º 4843/2018, de 16 de maio.

ACESSO | CONCURSO NACIONAL

 

PRÉ-REQUISITOS (Ano Letivo 2019/2020)

Grupo A – Comunicação Interpessoal (Ausência de deficiência psíquica, sensorial ou motora que interfira gravemente com a capacidade funcional e de comunicação interpessoal a ponto de impedir a aprendizagem própria ou alheia). Minuta (Forma de Comprovação)

PROVAS DE INGRESSO
02 Biologia e Geologia e
07 Física e Química

CLASSIFICAÇÕES MÍNIMAS 19/20
Prova de Ingresso: 100, Nota de Candidatura: 140

FÓRMULA DE CÁLCULO DA NOTA DE CANDIDATURA 19/20
50% da classificação final do ensino secundário, 50% das provas de ingresso

NÚMERO DE VAGAS
30

Nota de candidatura do último colocado no ano letivo 18/19
153,5

Valor da Propina
871,57€  (pagos na totalidade no ato da inscrição ou em 7 prestações)

CARATERÍSTICAS DO ESTABELECIMENTO/CURSO
Código: 1507/9554
Grau: Licenciatura – 1º ciclo
Duração: 8 Semestres
ECTS: 240
Tipo de Ensino: Ensino Superior Público Universitário
Concurso: Nacional

O  Regime de Mudança de Par Instituição/Curso  (transferências e mudanças de curso) processa-se com base na Portaria nº181-D/2015  de 19 de Junho, e exige a fixação prévia de vagas pelo Reitor da Universidade de Lisboa, sob proposta do Diretor da Faculdade de Medicina.

Para este ano lectivo não serão abertas vagas para o Regime de Mudança de Par Instituição/Curso, nem Maiores de 23 anos.

ACESSO | ESTUDANTES INTERNACIONAIS

Os Estudantes Internacionais são bem-vindos na Licenciatura em Ciências da Nutrição. Aqui encontras todas as condições para ingresso.

PROPINAS

Os estudantes da ULisboa estão obrigados ao pagamento das propinas, sem prejuízo das situações especiais previstas na lei e no Regulamento de Propinas da Universidade de Lisboa  [Despacho n.º 67/2015].
O valor das Propinas é fixado anualmente, pelo Conselho Geral da Universidade de Lisboa. A propina pode ser paga em prestações, em datas a fixar pelo Diretor da FMUL.

Definição de propinas para o Ano Letivo 2019/2020 (Despacho 29-2019)

MOBILIDADE

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa dispõe de uma área vocacionada para a Cooperação Internacional responsável pela organização de programas de mobilidade para os vários agentes educativos (discentes, docentes, funcionários) como seja o Programa Erasmus.

Este ciclo de estudos foi acreditado pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) a 21 de abril de 2017, registado pela Direção-Geral do Ensino Superior, a 24 de maio de 2017, com o n.º R/A-Cr 34/2017 e publicado em Diário da República pelo Despacho n.º 4843/2018, de 16 de maio.

SAÍDAS PROFISSIONAIS

Um licenciado em Ciências da Nutrição, detentor de uma licenciatura reconhecida pela Ordem dos Nutricionistas, terá acesso à profissão de Nutricionista.

As competências desenvolvidas neste ciclo de estudos permitirão a construção de um nutricionista de excelência, apto a desenvolver a sua atividade em várias áreas profissionais, em locais como: centros de saúde, hospitais, clínicas, empresas de alimentação coletiva, autarquias, instituições particulares de solidariedade social, farmácias, clubes ou empresas desportivas e recreativas, indústria alimentar, produção alimentar, entidades formativas e de investigação, entre outras.

Copyright 2019 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |