• en
  • pt

SOBRE O PROGRAMA

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), o Instituto de Medicina Molecular (IMM) e o Hospital Universitário de Santa Maria (HSM-CHLN) formaram recentemente o Centro Académico de Medicina de Lisboa, CAML (Portaria n.º 1371/2009 de 27 de Outubro), um consórcio que visa promover o desenvolvimento da dimensão académica e da excelência da prática clínica, a modernização e o desenvolvimento da investigação, da educação médica e inovação das ciências da saúde. O CAML pretende assegurar a compatibilização indispensável da educação médica e da investigação com o desenvolvimento da missão assistencial, renovando o conceito de hospital universitário.

No âmbito deste consórcio a FMUL, o IMM e o HSM-CHLN desenharam um programa de doutoramento conjunto: o Programa Doutoral do CAML. Um programa centrado em projectos de investigação de excelência, que inclui uma componente de formação flexível e modular.

O Programa de Doutoramento do CAML, sendo orientado para a investigação, visa estimular os clínicos a formular novas perguntas relativamente aos doentes e às doenças e a trazê-las para o laboratório. E reciprocamente levar perguntas do laboratório para a prática clínica. Ao reunir investigadores médicos e não médicos, o programa estimula novas abordagens de colaboração e uma comunicação mais efectiva entre os investigadores básicos e clínicos.

As três instituições, FMUL, IMM e HSM-CHLN, participaram activamente na concepção do Programa de Doutoramento, utilizando os recursos existentes e criando novas sinergias para criar um ambiente atractivo e motivador para os médicos e investigadores desenvolverem as suas teses de doutoramento. O programa é gerido por uma Direcção e Comissão Científica, ambas compostas por representantes das três instituições.

Copyright 2018 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |