• en
  • pt

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

O Programa de Doutoramento do CAML, sendo orientado para a investigação, visa estimular os clínicos a formular novas perguntas relativamente aos doentes e às doenças e a trazê-las para o laboratório. E reciprocamente levar perguntas do laboratório para a prática clínica. Ao reunir investigadores médicos e não médicos, o programa estimula novas abordagens de colaboração e uma comunicação mais efectiva entre os investigadores básicos e clínicos.

Este programa privilegia, de forma intencional, a investigação e propõe uma estrutura curricular muito flexível que se possa adaptar a candidatos das diferentes áreas médicas e afins bem como permitir aos alunos optar entre um regime de dedicação total ou parcial. Assim são criados percursos individuais, que melhor se adeqúem aos perfis dos doutorandos.

Durante o seu doutoramento, os candidatos são acompanhados por um orientador e por um Comité de Tese. O Comité de Tese tem por função acompanhar e analisar os progressos realizados pelo aluno. É constituído por 2 elementos propostos pelo orientador, preferencialmente um da instituição de acolhimento, que sejam especialistas em áreas afins do tema da tese e por um terceiro elemento, o Tutor, escolhido pelo aluno de entre os investigadores seniores. O Tutor tem um papel de provedor e deve acompanhar a integração institucional e o desenvolvimento da cultura científica do doutorando.

O Programa de Doutoramento é composto por:

Uma componente de Formação Avançada equivalente a 1 semestre (correspondendo a 30 ECTS) com estrutura modular (“student-oriented”), podendo ser desenvolvida de forma continuada ou intermitente durante a duração do Programa de Doutoramento
e
Um Projecto de Investigação, conducente à apresentação e discussão de Dissertação de Doutoramento, com a duração equivalente a sete semestres (210 ECTS, incluindo 30 ECTS correspondentes à orientação do projecto científico pelo orientador de tese ao longo dos quatro anos).

 

Regulamentos do Programa Doutoral (CAML

Regulamento do Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa

Ramos e Especialidades de Doutoramento


Plano de estudos

 

Copyright 2018 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |