Programa de Doutoramento do Centro Académico de Medicina de Lisboa – PhD CAML

Gostaria de desenvolver investigação científica conducente a um Doutoramento?

O PhD CAML procura candidatos motivados para seguirem investigação num dos seguintes ramos (e nas suas respetivas especialidades): Ciências Biomédicas; Medicina e Ciências e Tecnologias da Saúde. A nossa missão é habilitar os candidatos a desenvolver projetos de investigação independentes e originais e promover o seu pensamento crítico. Faça parte da comunidade de investigação do Centro Académico de Medicina, aqui  vai encontrar bases teóricas, metodológicas e experimentais  necessárias para que possa desenvolver o seu projeto de investigação.

 

5 razões para escolher este programa

1.

Corpo docente com uma intensa atividade de investigação científica multidisciplinar e qualidade reconhecida nacional e internacionalmente e associado a relevantes redes nacionais e internacionais de investigação e de referenciação clínica

2.

A rede de contatos, diversidade de projetos, protocolos de investigação com entidades nacionais e estrangeiras que proporcionam aos estudantes oportunidades de desenvolvimento de investigação integrada em equipas e contextos de grande exigência científica, além de oportunidades de estágio e integração em empresas após terminarem o curso, daqui resultando o registo de patentes, teses desenvolvidas em ambiente empresarial e até alguns casos de criação de empresas

3.

Flexibilidade na adequação da estrutura curricular às necessidades de cada estudante, no contexto do seu projeto de doutoramento

4.

Sucesso ao nível da qualidade das publicações científicas resultantes do trabalho dos estudantes do Programa, o que em muito contribui e é reforçado, pelo sucesso no acesso a financiamento competitivo através de projetos nacionais e internacionais, num claro mecanismo de retroação positiva

5.

Consolidação e institucionalização do Programa Doutoral ao longo destes anos, tanto em termos da sua relação com a comunidade cientifica, quer em termos dos seus processos e dinâmicas internas

Plano de Estudos

O PhD CAML destaca-se pelo seu percurso individualizado e flexível. A sua organização está centrada no doutorando e no seu projeto de investigação.

 

Poderá consultar mais informações no separador cursos avançados 

As candidaturas ao PhDCAML estão abertas em permanência

Pré-candidatura

Se ainda não tem um projeto e equipa de orientação pode apresentar uma Pré-candidatura a qualquer altura do ano, bastando para isso enviar uma carta de intenção (expondo a sua motivação e interesses de investigação) e um Curriculum Vitae para o endereço de correio eletrónico camlphd@medicina.ulisboa.pt

A Comissão Científica apoiará os candidatos para encontrar as condições necessárias ao desenvolvimento do seu projeto de doutoramento. Acreditamos que cada projeto é único e por isso propomo-nos acompanhar os candidatos de uma forma personalizada.

Candidatura

Para se candidatar ao Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa tem que ter assegurada a orientação ou coorientação científica do projeto por um docente ou investigador da FMUL.

A candidatura é efetuada exclusivamente através do portal académico, e não dispensa a consulta do edital.

A formalização da candidatura é efetuada no Fénix com a submissão dos seguintes documentos (template de CV e projeto deve ser descarregado da plataforma após o registo inicial):

  • Carta de motivação com justificação pessoal da opção de candidatura (endereçada ao Presidente do Conselho Científico da FMUL)
  • Declarações do orientador ou orientadores de tese com referência às condições de acolhimento e execução do projeto, com explicitação do grau de inovação e potencial do projeto gerar publicações em revistas indexadas. O orientador ou coorientador, num máximo de 3 elementos na equipa de orientação, deve ter vínculo à Universidade de Lisboa, preferencialmente à FMUL.
  • Curriculum Vitae resumido do orientador e coorientadores, sempre que aplicável, com referência a publicações relevantes para o projeto.
  • Proposta de comité de tese

O Comité de Tese é constituído por 2 elementos escolhidos pelo Orientador (preferencialmente um interno e outro externo ao CAML) e por um terceiro elemento escolhido pelo Doutorando de entre os Professores/Investigadores do CAML (preferencialmente doutorados). Nesta proposta devem constar os contactos e afiliação dos membros propostos.

O tutor pode ser indicado até 6 meses após a aprovação do projeto de doutoramento em Conselho Científico da FMUL. No ato da submissão da candidatura só existe a obrigatoriedade de apresentar os 2 elementos propostos pelo orientador.

Clique aqui, em caso de dúvidas sobre o registo em fénix ou recuperação de credenciais.

O que precisa de saber sobre este programa

 

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), o Instituto de Medicina Molecular (IMM) e o Hospital Universitário de Santa Maria (HSM-CHULN) formaram recentemente o Centro Académico de Medicina de Lisboa, CAML (Portaria n.º 1371/2009 de 27 de Outubro), um consórcio que visa promover o desenvolvimento da dimensão académica e da excelência da prática clínica, a modernização e o desenvolvimento da investigação, da educação médica e inovação das ciências da saúde. O CAML pretende assegurar a compatibilização indispensável da educação médica e da investigação com o desenvolvimento da missão assistencial, renovando o conceito de hospital universitário.

No âmbito deste consórcio a FMUL, o IMM e o HSM-CHLN desenharam um programa de doutoramento conjunto: o Programa Doutoral do CAML. Um programa centrado em projectos de investigação de excelência, que inclui uma componente de formação flexível e modular.

O Programa de Doutoramento do CAML, sendo orientado para a investigação, visa estimular os clínicos a formular novas perguntas relativamente aos doentes e às doenças e a trazê-las para o laboratório. E reciprocamente levar perguntas do laboratório para a prática clínica. Ao reunir investigadores médicos e não médicos, o programa estimula novas abordagens de colaboração e uma comunicação mais efectiva entre os investigadores básicos e clínicos.

As três instituições, FMUL, IMM e HSM-CHLN, participaram activamente na concepção do Programa de Doutoramento, utilizando os recursos existentes e criando novas sinergias para criar um ambiente atractivo e motivador para os médicos e investigadores desenvolverem as suas teses de doutoramento. O programa é gerido por uma Direção e Comissão Científica, ambas compostas por representantes das três instituições.

Pode consultar a sua constituição AQUI

Atribuições da Comissão Científica:

  • Avaliação dos programas de formação e créditos, apreciação das cadernetas formativas;
  • Apreciação dos processos de creditação;
  • Acompanhamento do processo de seleção e do percurso curricular do candidato;
  • Apreciação dos projetos de investigação científica para Tese e da admissibilidade para provas da tese final;
  • Elaboração de Pareceres para o Conselho Científico.

 Todas as decisões relacionadas com estas competências estão sujeitas à ratificação pelo Conselho Científico.

 

Consulte o calendário das reuniões mensais da Comissão Científica do PhDCAML e do Conselho Científico.

 

Data de Reuniões da Comissão Científica do PhD CAML

Data de Reuniões do Conselho Científico

2023

15 de setembro
26 de setembro
10 de outubro
17 de outubro
14 de novembro
21 de novembro
12 de dezembro
19 de dezembro

2024

09 de janeiro
16 de janeiro
14 de fevereiro
20 de fevereiro
12 de março
19 de março
09 de abril
16 de abril
14 de maio
21 de maio
11 de junho
18 de junho
09 de julho
16 de julho

 

O PhD CAML inclui uma Comissão de Curso composta por representantes de alunos das diferentes áreas integrantes do CAML:

  • Ciências Biomédicas
  • Medicina
  • Ciências e Tecnologias da Saúde 

Esta comissão é constituída por representantes eleitos pela comunidade estudantil correspondente de forma anual. O seu papel é de mediação entre a comunidade CAML e os Comités Directivos, tanto do Programa Doutoral como das instituições em que os alunos estão inseridos. Desta forma, a Comissão de Curso compromete-se a criar uma plataforma de comunicação para dar voz às preocupações e assuntos que os alunos consideram mais prementes. Para isso a Comissão fez parte de algumas iniciativas, como a criação de um canal Slack comum a todos os doutorandos, de uma Sala Académica para convívio, e a marcação de reuniões regulares com os alunos para perceber os tópicos prioritários de acção.

Para além da Comissão de Curso, o PhD CAML inclui igualmente uma forte componente de discussão científica organizada e moderada pelos alunos. Todos os anos são recrutados voluntários para organizar seminários com speakers internos e externos. Assim, são os doutorandos que mantêm a regularidade de:

  • Monday Lectures
  • Pizza Seminars
  • Annual CAML PhD meeting
  • entre outros.

Para contactar a Comissão de Curso 2023-2024:

camlphdstudents@medicina.ulisboa.pt

O Programa de Doutoramento do CAML, sendo orientado para a investigação, visa estimular os clínicos a formular novas perguntas relativamente aos doentes e às doenças e a trazê-las para o laboratório. E reciprocamente levar perguntas do laboratório para a prática clínica. Ao reunir investigadores médicos e não médicos, o programa estimula novas abordagens de colaboração e uma comunicação mais efectiva entre os investigadores básicos e clínicos.

Este programa privilegia, de forma intencional, a investigação e propõe uma estrutura curricular muito flexível que se possa adaptar a candidatos das diferentes áreas médicas e afins bem como permitir aos alunos optar entre um regime de dedicação total ou parcial. Assim são criados percursos individuais, que melhor se adequem aos perfis dos doutorandos.

Durante o seu doutoramento, os candidatos são acompanhados por um orientador e por um Comité de Tese. O Comité de Tese tem por função acompanhar e analisar os progressos realizados pelo aluno. É constituído por 2 elementos propostos pelo orientador, preferencialmente um da instituição de acolhimento, que sejam especialistas em áreas afins do tema da tese e por um terceiro elemento, o Tutor, escolhido pelo aluno de entre os investigadores seniores. O Tutor tem um papel de provedor e deve acompanhar a integração institucional e o desenvolvimento da cultura científica do doutorando.

O Programa de Doutoramento é composto por:

Uma componente de Formação Avançada equivalente a 1 semestre (correspondendo a 30 ECTS) com estrutura modular (“student-oriented”), podendo ser desenvolvida de forma continuada ou intermitente durante a duração do Programa de Doutoramento
e
Um Projeto de Investigação, conducente à apresentação e discussão de Dissertação de Doutoramento, com a duração equivalente a sete semestres (210 ECTS, incluindo 30 ECTS correspondentes à orientação do projecto científico pelo orientador de tese ao longo dos quatro anos).

 

Regulamentos do PhD CAML

Guia dos procedimentos administrativos

Regulamento do Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa

Ramos e Especialidades de PhD CAML

Durante o doutoramento, o doutorando é acompanhado pela equipa de orientação que deve guiar efetiva e ativamente o candidato na sua investigação e na elaboração da tese ou trabalhos equivalentes, sem prejuízo da liberdade académica do doutorando e do direito deste à defesa das opiniões científicas que forem as suas.
O doutorando mantém regularmente o orientador ao corrente da evolução dos seus trabalhos, nos termos entre eles acordados.
Todos os doutorandos do PhDCAML têm que submeter no processo de candidatura a proposta de constituição do Comité de Tese (CT).
O CT tem por função acompanhar e analisar os progressos realizados pelo aluno e deve acompanhar a integração institucional e o desenvolvimento da cultura científica do doutorando.
Pretende-se assim criar momentos de reflexão e que haja um maior acompanhamento do progresso dos trabalhos, por especialistas externos ao projeto e sugestões para o bom desenrolar do mesmo.
O CT é constituído por 2 elementos escolhidos pelo Orientador (preferencialmente um interno e outro externo ao CAML) e por um terceiro elemento escolhido pelo Doutorando de entre os Professores/Investigadores do CAML (preferencialmente doutorados) 1

O CT deve reunir com o Doutorando, no final do 1º e 3º ano, sendo a convocatória da reunião da responsabilidade do doutorando e do orientador. 
Sempre que se verifique necessário, pelo CT, doutorando ou orientador, pode ser solicitada reunião no 2º e 4.º anos. Ainda que se verifique não serem necessárias reuniões nestes anos, o CT deverá analisar e emitir parecer sobre o relatório do doutorando.

Anualmente e até à submissão do imprimatur, o doutorando, submete o relatório anual na secretaria academica fénix, acompanhado dos pareceres da equipa de orientação e do CT, relatórios do 1.º ao 3.º ano.

Os doutorandos inscritos no 4.º ano, e até à submissão do imprimatur, submetem o relatório anual na secretaria academica fénix, acompanhado dos pareceres da equipa de orientação e parecer do CT.

Antes de cada reunião o Doutorando deve enviar aos membros do CT um relatório sucinto com a descrição dos resultados obtidos e dos planos futuros, fazendo o devido enquadramento com o projeto de tese proposto. A reunião consiste numa apresentação do trabalho pelo doutorando e na discussão deste com o CT (duração total aproximada de 1 hora).
 
1 O PhDCAML não custea despesas inerentes a viagens e estadias dos membros do CT. No final da reunião com o Doutorando, o CT poderá reunir brevemente com o Orientador para uma apreciação conjunta da evolução do projeto. No caso do Doutorando estar a realizar o seu trabalho numa unidade de investigação externa ao CAML o Orientador interno deverá estar presente na reunião do CT com o Doutorando.

Ao CT compete discutir construtivamente os resultados obtidos, identificar as dificuldades e fazer eventuais recomendações sobre o plano de trabalhos a desenvolver com vista a garantir o sucesso do projeto, devendo no final fazer um relatório em formulário existente para o efeito, do qual será entregue uma cópia ao Doutorando e ao Orientador, devidamente assinado por todos os presentes na reunião.

A Comissão Científica do Programa Doutoral acompanha o processo e intervém sempre que se justifique.

Efetuar download dos relatórios do CT de 1.º ano, 3.º ano e de acompanhamento (se aplicável) 

A renovação anual da inscrição, é anual e obrigatória nos prazos estabelecidos, realiza-se na secretaria académica fénix nos prazos estabelecidos anualmente e publicitados AQUI. Pode consultar o Despacho Anual de propinas AQUI.

A renovação da inscrição pressupõem:

  1. Submissão do relatório anual na secretaria  académica fénix - Submissão Relatório Doutoramento

Submissão de 19 de junho a 31 de julho de 2023.

  • Declaração do(s) Orientador(es) - A equipa de orientação, formalmente aprovada em Conselho Cientifico da FMUL tem que emitir parecer, que pode ser individual ou conjunto.
  • Relatório Anual - Apresentação anual do relatório escrito sobre a evolução dos trabalhos com o parecer da equipa de orientação, a enviar anualmente de 28 de junho a 31 de agosto
  • Relatórios Comité de Tese - Ao abrigo Despacho n.º 6665/2011, criação do programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa, durante o seu doutoramento, os candidatos são acompanhados por uma equipa de orientação e pelo Comité de Tese e tutor. O Comité de Tese (CT) tem por função acompanhar e analisar os progressos realizados pelo aluno. O Tutor tem um papel de provedor e deve acompanhar a integração institucional e o desenvolvimento da cultura científica do doutorando. Devem ser anexados os relatórios do CT referentes ao ano em questão, se aplicável, 1.º ano, 3.º ano e relatório intercalar se aplicável.
  • Renovação Bolsa FCT - Os estudantes bolseiros FCT estão obrigados a enviar o contrato de bolsa FCT ou a sua renovação. A propina só será isentada em fénix após o recebimento deste documento.

Nota: Caso não seja aplicável submeta uma folha em branco. 

  1. Aspetos processuais  a observar
  • Inexistência de dívidas de anos anteriores;
  • Pagamento da 1.ª prestação do ano letivo em questão, ou, aplicável aos estudantes bolseiros FCT, apresentação do contrato de bolsa ou da sua renovação anual;
  • Apresentação anual do relatório escrito sobre a evolução dos trabalhos com o parecer da equipa de orientação, a enviar anualmente de 1 de junho a 31 de agosto para o endereço de correio eletrónico camlphd@medicina.ulisboa.pt 
  • Instruções técnicas para formalizar a inscrição em fénix no separador: 
    • Aluno – Inscrever  - Processos de inscrição – Inscrever – selecionar a “Discussão do Projeto Científico pelo Orientador”, guardar, continuar, finalizar.
    • Aluno – Inscrever - Processos de inscrição – Inscrever – selecionar a “ano respetivo da tese”, guardar, continuar, finalizar.

Os estudantes em 1.º ano que não tenham à data da matrícula e inscrição na Faculdade de Medicina o contrato com a FCT, devem enviar ao IFA para o endereço de correio eletrónico camlphd@medicina.ulisboa.pt documento que comprove que foi considerado elegível para atribuição de bolsa.

Apos a formalização do contrato com a FCT deve ser enviada cópia do contrato para atribuição da isenção da propina gerada no sistema académico Fénix.

Anualmente devem solicitar a renovação anual da bolsa junto da FCT, com o envio da documentação e prazos definidos pela FCT:

https://www.fct.pt/financiamento/programas-de-financiamento/bolsas/

As declarações de inscrição no programa doutoral para efeitos de renovação de bolsa FCT são emitidas pelo IFA, após solicitação do estudante.

 

  • Internos Doutorandos

A manutenção do estatuto de interno doutorando depende da apresentação de relatórios anuais elaborados pelo interno doutorando e confirmados pelo orientador do doutoramento e pelo responsável pela formação, que atestem o cumprimento dos objetivos estabelecidos.

Os relatórios anuais são enviados anualmente pelo estudante, antes da data de renovação, ao IFA, ACSS, FCT, Internato Medico.

A não apresentação do relatório anual ou a apresentação de um relatório com documentos em falta pode resultar na perda do estatuto de interno doutorando.

Nota: Esta informação não dispensa a consulta e a observação das regras definidas pela FCT e ACSS.

 

  • Custos de formação FCT

Os estudantes que beneficiem de bolsas, FCT,  excecionais para mitigação da covid-19 podem requerer o uso do remanescente da verba dos custos de formação da bolsa de 5.º ano, em conformidade com os procedimentos definidos no despacho 5474/2021 de 1 de junho.

Despacho 23/2021

Despacho 15/2023

As requisições mencionadas no despacho 23/2021 são efetuadas no portal da FMUL, com a indicação de requisição ao abrigo de “ PROJECTO” e referência “ neste campo colocar a referência da bolsa FCT”.

formulário da internet

As requisições são acompanhadas dos orçamentos e da carta do orientador a fundamentar a aquisição no âmbito do projeto de doutoramento em curso.

A validação das requisições e a gestão das verbas está a cargo da Área Financeira da FMUL, com o contato de endereço eletrónico financeira@medicina.ulisboa.pt.

A instrução do processo é efetuada no portal académico fénix área candidato, com o preenchimento de todos os separadores e submissão dos seguintes documentos: 

  • Proposta de redação da tese - Versão Provisória 
  • Resumo atualizado do Curriculum Vitae, com referencia às publicações indexadas (2 até 5 folhas A4); 
  • Resumo da tese (a tese deve incluir resumos em português e noutra língua oficial da União Europeia, com um mínimo de 300 palavras cada, até 5 palavras-chave em português e noutra língua oficial da União Europeia, e índices).

Quando, de acordo com a regulamentação específica, a tese seja redigida em língua estrangeira, deve ser acompanhada de um resumo mais desenvolvido em português, com uma extensão compreendida entre 1200 e 1500 palavras.

 

Documentos de suporte:

Logotipos FMUL + ULisboa

 Deliberação 429/2023 e Deliberação 910/2023

 

A instrução do processo é efetuada no portal académico fénix (https://fenix.medicina.ulisboa.pt/ - Separador Aluno – Consultar – Trabalho Académicos – Inscrever), com o preenchimento de todos os separadores e submissão dos seguintes documentos

i) Requerimento dirigido ao Presidente do Conselho Científico da FM solicitando a marcação de provas de Doutoramento;

ii) Tese de Doutoramento;

iii) Curriculum Vitae;

iv) Resumo da Tese de Doutoramento

v) Declaração de cedência de dados.

vi) Pagamento do emolumento no valor de 500€ de acordo com a tabela de emolumentos em vigor, após formalização da submissão da Admissão a Provas;

Os serviços do IFA só vão considerar o pedido de admissão a provas validado após a confirmação do pagamento do emolumento.

 

Regras internas a observar na capa interna da tese

Por determinação expressa do Diretor da FML (despacho-48/2004), para efeitos de impressão da tese de Doutoramento, todos os volumes devem conter na capa interna a seguinte declaração, em negrito e corpo 14, no 1/4 interior daquela página:

“A impressão desta tese foi aprovada pelo Conselho Científico da Faculdade de Medicina de Lisboa em reunião de (data em que recaiu a aprovação).”

 

Documentos de suporte:

Logotipo FMUL + ULisboa

 

Aprovação da Tese 

A tese assume caracter definitivo após a realização das provas (quando não tenham sido solicitadas correções) ou após a confirmação pelo Presidente do Júri da introdução das correções solicitadas.

Documentos a serem submetidos:

O candidato dispõe, depois da prova, de 30 dias uteis para entregar, nos termos do artigo 46.º D, do Decreto-Lei n.º 65/2018, 1 exemplar da tese em papel para efeitos do depósito legal previsto no n.º 4 do artigo 50.º do mesmo decreto-lei.

É ainda necessário a entrega em suporte digital pen-drive:

  • 3 Exemplares da tese definitiva;
  • 1 curriculum vitae;
  • 1 exemplar da versão da tese provisória;

A formatação da capa da tese definitiva obedece aos mesmos critérios definidos na formatação da capa provisória excluindo a designação “ versão provisória”.

O IFA desencadeia o processo administrativo da prova publica com os seguintes procedimentos e etapas:

  1. solicita-se ao Conselho Científico, o Despacho Nomeação de Júri;
  2. o Conselho Científico em articulação com o Gabinete do Diretor procede à emissão do despacho pelo Diretor da Faculdade;
  3. o IFA informa o presidente das provas publicas que estão reunidas as condições formais para desencadear os contatos com os membros do júri designados;
  4. o IFA dá conhecimento, aos membros do júri, da sua nomeação, bem como da Política de Privacidade da FMUL e solicitar-lhe o respetivo consentimento. 
  5. é enviada, pelo IFA, aos vogais a Política de Privacidade da FMUL, sendo-lhes concedido um período de 8 dias, seguidos improrrogáveis, para emissão da declaração de aceitação, da mesma, tendo em consideração as medidas de proteção dos dados individuais e de matéria científica. Sendo do conhecimento do presidente da prova e orientador;
  6. recebida a declaração de compromisso e concordância da Política de Privacidade da FMUL, por parte dos membros de júri, ou caso o período dos 8 dias não seja cumprido por parte de algum vogal, será dado conhecimento ao presidente da prova e orientador, para tomada de medidas adicionais nos contactos a efetuar;
  7. reunidas todas as declarações de compromisso com a Política de Privacidade da FMUL, estamos em condições de remeter, a Tese, o Resumo e Curriculum Vitae do candidato, para apreciação dos vogais.
  8. é facultado um período, de cerca de 3 semanas, para o júri apreciar a documentação do candidato a admissão a provas;
  9. em substituição da reunião do júri, o presidente pode solicitar aos vogais que se pronunciem por escrito, relativamente à Tese, o Resumo e Curriculum Vitae do candidato, mediante declaração de aceitação da tese para discussão pública, que é enviada em conjunto com a documentação de admissão a provas.
  10. reunindo-se o consenso, de todos, para agendamento da Prova Publica sem necessidade de uma reunião prévia, o Orientador é contactado pelo Conselho Científico, para que mediante a indicação de disponibilidade do Presidente das Provas, agilize a marcação da defesa pública, com todos os vogais;
  11. obtendo-se uma data consensual para todos os intervenientes, é enviada aos membros do Júri, uma declaração de concordância com a data proposta, bem como da distribuição de serviço docente.
  12. Havendo unanimidade das pronúncias relativas às condições de aceitação da tese e à distribuição da arguição e respetivos tempos, podemos desencadear a respetiva divulgação através de edital, no portal da FMUL (https://www.medicina.ulisboa.pt/provas-academicas-1) e Universidade de Lisboa (https://www.ulisboa.pt/info/doutoramentos).
  13. o júri reúne antes do início do ato público de defesa para ratificar as decisões proferidas.
  14. Conforme disposto na Deliberação n.º 429/2023, de 20 de abril, e de acordo com o Regulamento de Estudos Pós-Graduados da Universidade de Lisboa, o Conselho Científico da FMUL, determina que o ato público de defesa não deve exceder as 2 horas e 30 minutos. O candidato dispõe de um período de intervenção inicial de, no máximo 20 minutos para apresentação do seu trabalho, e durante a discussão o candidato dispõe de tempo igual ao das intervenções dos membros do júri.
  15. Concluídas as provas, o júri reúne para apreciação e deliberação sobre a avaliação final do doutorando.
  16. O grau de doutor é conferido àqueles que tenham obtido aprovação no ato público de defesa da tese.
  17. A tese ou os trabalhos equivalentes assumem carácter definitivo após a realização das provas ou após a confirmação pelo presidente do júri da introdução das correções solicitadas.
  18. Após a prova, dispõe de até 30 dias úteis, para entrega da documentação definitiva:
  • 1 exemplar da tese definitiva, em suporte papel;
  • 3 Exemplares da tese definitiva, em suporte digital pen-drive;
  • 1 curriculum vitae, em suporte digital pen-drive;
  • 1 exemplar da versão da tese provisória, em suporte digital pen-drive;
  1. Atribuição do grau de Doutor, é certificada com:
  • a emissão obrigatória de Certificado de Conclusão de Grau, requerido e emitido pela FMUL, no prazo máximo de 15 dias úteis, após requisição e pagamento pelo interessado;
  • emissão obrigatória de Certidão de Registo (genericamente designada de diploma), requerida na FMUL e emitida pelos serviços da Reitoria da Universidade de Lisboa, no prazo máximo de 90 dias úteis, após requisição e pagamento pelo interessado.
  • e Carta Doutoral, de requisição facultativa na FMUL e emitida pelos serviços da Reitoria da Universidade de Lisboa, no prazo máximo de 90 dias úteis, após requisição e pagamento pelo interessado.

Programas dos Cursos Avançados 2023/2024

O programa Doutoral do CAML destaca-se pelo seu percurso individualizado e flexível. A sua organização está centrada no doutorando e no seu projeto de investigação.

O objetivo, principal, é habilitar os doutorandos a desenvolverem projetos de investigação originais, potenciado por um clima académico de investigação e assistencial único, que inclui investigadores clínicos e não clínicos, num conceito integrador envolvendo as áreas clínicas, biomédicas e das ciências e tecnologias da saúde.

A estrutura curricular do programa Doutoral, pode ser realizada ao longo dos quatro anos de doutoramento, num total de 30 créditos, consultar caderneta formativa.

 

Core Courses

Information Literacy Training Program

Course Date: To be determined
Coordination
Professor Doutor Mamede Carvalho
Professor Doutor João Costa
Dr.ª Susana Henriques
Place: to be announced
ECTS: 2 ECTS
Applications: To be determined
Fees: Master/PhDStudents FMUL– Free
Estudantes Externos: 300€

Core Courses

Ethics for Research

To be announced

Coordination:
Professor Doutor Luís Madeira
Course Date: to be announced
Place: to be announced
ECTS: 2 ECTS
Applications: to be announced
FeesTo be announced

 

 

Workshop

Biobancos: potenciar a investigação em saúde

Data do Curso: A realização do curso está prevista setembro 13 a 15 de setembro, das 09h00 às 17h00
Coordenação: Prof. Doutora Brígida Riso, FMUL e Biobanco -iMM
Local: a definir
ECTS: 1 ECTS
Candidaturas 1ª Fase: 07 de junho a 21 de julho
Fees: FMUL/ PhD Students – Free
Outros estudantes: 100€
Profissionais: 250 €
Candidaturas 2ª Fase: 24 a 30 de agosto
Fees: FMUL/ PhD Students – Free
Outros estudantes: 150€
Profissionais: 300 €

 

 

 

Useful Information

Applications will be submitted on https://fenix.medicina.ulisboa.pt

Applicants who already have a @campus.ul.pt account (who are attending or have attended a course at the Faculdade de Medicina), must start the application at https://fenix.medicina.ulisboa.pt/application.

To access must log in with the Campus account and then access the Candidate menu (at the top of the page) to start the application.

If you don’t remember the username or password of the account click HERE and follow the instructions for the recovery of the username or password.  If you cannot retrieve your username or password trough the recovery mechanism, you should send an email to the address suporte@medicina.ulisboa.pt with the following data: full name; student number; course number identification; ID number (BI/CC); External email.

Applicants who do not have a @campus.ul.pt account (Fenix) should register HERE. After creating your account you will receive in your email the username after which can start the formalization of the application in https://fenix.medicina.ulisboa.pt.

For further questions please contact: camlphd@medicina.ulisboa.pt

What gastruloids tell us about development and evolution

Alfonso Martinez-Arias | Spain
8 January, 2024 – 12:30
Location: Egas Moniz Building  – Floor 0 – Auditorium 52 (David Ferreira Auditorium) 


In-depth analysis of the skin neuro-immune ecosystem: from basic science to drug 

Nicolas Gaudenzio | France
15 January, 2024  – 12:30
Location: Egas Moniz Building  – Floor 0 – Auditorium 52 (David Ferreira Auditorium) 


Optimizing sepsis immunotherapies: the crucial role of biomarker-based patient stratification for individualized treatment

Guillaume Monerret | France
29 January, 2024 – 12:30
Location: Egas Moniz Building  – Floor 0 – Auditorium 52 (David Ferreira Auditorium) 


From protein localization patterns to the understanding of how epithelial cells move and divide

Eurico Morais de Sá | Portugal
5 February, 2024 – 12:30
Location: Egas Moniz Building  – Floor 0 – Auditorium 52 (David Ferreira Auditorium) 


In vitro production of cat-restricted Toxoplasma pre-sexual stages by epigenetic reprogramming

Hakimi Mohamed-ali | France    
19 February, 2024 – 12:30
Location: Egas Moniz Building  – Floor 0 – Auditorium 52 (David Ferreira Auditorium)     


3D matters – genome reorganization during adipocyte differentiation

Philippe Collas | Norway
11 March, 2024 – 12:30
Location: Egas Moniz Building  – Floor 0 – Auditorium 52 (David Ferreira Auditorium)