• en
  • pt

CANDIDATURAS e PRÉ CANDIDATURAS

Gostaria de desenvolver investigação científica conducente a um Doutoramento?

No Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa queremos apoiar candidaturas de qualidade e inovadoras. Pode apresentar uma Pré-candidatura a qualquer altura do ano, bastando para isso enviar uma carta de intenção (expondo a sua motivação e interesses de investigação) e um Curriculum Vitae.

A Comissão Científica apoiará os candidatos para encontrar as condições necessárias ao desenvolvimento do seu projeto de doutoramento. Acreditamos que cada projecto é único e por isso propomo-nos acompanhar os candidatos de uma forma personalizada.

O Programa Doutoral do Centro Académico de Medicina de Lisboa surge da associação entre a Faculdade de Medicina de Lisboa (FMUL), o Instituto de Medicina Molecular (IMM) e o Hospital de Santa Maria – Centro Hospitalar Lisboa Norte. Participam neste programa equipas de investigação de excelência, com Investigadores / Professores reconhecidos internacionalmente, que desenvolvem projectos científicos em várias áreas da investigação fundamental, clínica e de translação.

O programa inclui uma componente formativa que é modular e flexível, e que se distribui ao longo do período de doutoramento, podendo o candidato, com o apoio do orientador, escolher os módulos a frequentar

Neste âmbito, o programa organiza anualmente um conjunto de cursos avançados para os seus doutorandos. Estes cursos estão também abertos a outros participantes. Pode consultar os cursos previstos e inscrever-se aqui.

Edital PhDCAML

Para mais informações envie e-mail para: camlphd@medicina.ulisboa.pt

Candidatos que já tenham um projeto definido e um orientador podem apresentar a sua candidatura em qualquer altura (ver abaixo):

Candidaturas Abertas

Para se candidatar ao Programa Doutoral do CAML terá de estar inserido numa unidade de investigação do CAML e ter assegurado a orientação ou co-orientação científica do projecto por um investigador da FMUL/IMM/Centro Hospitalar Lisboa Norte.

EDITAL – (a disponibilizar brevemente)

A candidatura é efetuada exclusivamente através do portal académico

Os candidatos que possuam conta Campus (que frequentem ou tenham frequentado um curso da Faculdade de Medicina), devem iniciar a candidatura . Ao aceder devem realizar login com a conta Campus e depois aceder ao menu de Candidato (no topo da página) para iniciar a Candidatura.

Se não se recordar das suas credenciais (username ou password) da conta Campus aceda ao link – recuperar credenciais – e siga as instruções fornecidas.

Caso não consiga recuperar o username ou password através do mecanismo de recuperação, deverá enviar um email para o endereço suporte@medicina.ulisboa.pt indicando os seguintes dados:
Nome completo; Nº de aluno;  Nº do curso; Nº de identificação (BI/CC);  Email externo.

Os candidatos que não possuam conta de acesso ao fénix devem efetuar o seu registo – Registo Fénix. Após criarem a conta vão receber no e-mail o username, após o qual podem iniciar a formalização da candidatura através do portal académico.

Notas sobre a instrução do processo de candidatura:  

A formalização da candidatura é efetuada no portal académico com a submissão dos seguintes documentos ( o modelo de CV e projeto e requerimento deve ser descarregados da plataforma após o registo inicial):

i) Carta de motivação com justificação pessoal da opção de candidatura (endereçada ao Presidente do Conselho Científico da FMUL)

Exmo. Sr. Professor José Melo Cristino, Presidente do Conselho Científico da Faculdade de Medicina de Lisboa da Universidade de Lisboa.

ii) Declarações do orientador ou orientadores de tese com referência às condições de acolhimento e execução do projeto, com explicitação do grau de inovação e potencial do projeto gerar publicações em revistas indexadas. O orientador ou coorientador, num máximo de 3 elementos na equipa de orientação, deve ter vinculo à Universidade de Lisboa, preferencialmente à FMUL.

iii) Curriculum Vitae resumido do orientador  e coorientadores, sempre que aplicável,  com referencia a publicações relevantes para o projeto.

 

iv)Proposta de comité de tese

O Comité de Tese é constituído por 2 elementos escolhidos pelo Orientador (preferencialmente um interno e outro externo ao CAML) e por um terceiro elemento escolhido pelo Doutorando de entre os Professores/Investigadores do CAML (preferencialmente Doutorados). Nesta proposta devem constar os contactos e afiliação dos membros propostos.

O tutor pode ser indicado até 6 meses após a aprovação do projeto de doutoramento em Conselho Cientifico da FMUL.  No ato da submissão da candidatura só existe a obrigatoriedade de  apresentar os 2 elementos propostos pelo orientador.

CANDIDATURAS AOS CURSOS AVANÇADOS

FORMULÁRIO DE CANDIDATURA

Copyright 2019 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |