• en
  • pt

MESTRADO
REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR

RESULTADOS DAS CANDIDATURAS - MRC

Adenda à adenda de 18 de outubro de 2018 – Adenda_AdendaSeleção-MRC

Consultar

Ata de verificação dos requisitos de admissão e seleção de candidatos ao Curso de Mestrado

Consultar

Resultados das candidaturas

Consultar

Adenda à ata de 09 de outubro de 2018

Consultar

APRESENTAÇÃO

Ano Letivo: 2018/19     |     Início das aulas: OUT’18


A informação não dispensa a consulta do edital


Com acreditação prévia em 2018, por 6 anos
Registo: R/A-Cr 83/2018
120 ECTS | 4 Semestres | CNAEF 721 Medicina | Código: MA27
Grau atribuído: Mestre

Comissão Científica
Prof.ª Ana Abreu – Coordenadora
Prof. Fausto Pinto (FMUL)
Prof.ª Helena Santa Clara (FMH)
Prof.ª Catarina Sousa Guerreiro (FMUL)

INTRODUÇÃO

A reabilitação cardiovascular, permite como estratégia de prevenção secundária, recuperar o doente após evento cardiovascular agudo, como um todo, de forma multidisciplinar. Este processo diminui a incapacidade, permitindo o retorno precoce ao trabalho e adiando a reforma, melhora a qualidade e quantidade de vida e reduz os efeitos negativos psicológicos e novos eventos, mais gravosos pela repetição e continuação da progressão da doença.

Numa fase prévia, não menos importante e em continuidade com a prevenção secundária, a prevenção primária deve também ser considerada uma prioridade do investimento em saúde.

No contexto de uma Medicina encarada como um todo, a investigação e a prática clínica integram conjuntamente o conhecimento científico e a sua implementação. A clínica baseia-se em resultados comprovados cientificamente, envolvendo mecanismos fisiopatológicos e efeitos das intervenções terapêuticas. Por outro lado, a atividade assistencial serve de suporte à investigação clínica, permitindo questionar pressupostos estabelecidos e alcançar novas conclusões.

A Universidade de Lisboa, em conjunto com o Hospital de Santa Maria, reúne as condições ideais e necessárias à construção de um grande projeto, inovador, reunindo a vertente clínica e de investigação, permitindo prestar aos doentes, e à população em geral, um serviço único com consequências importantes a nível da promoção em saúde e da prevenção de doença cardiovascular.

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, é pioneira no país, na realização de um primeiro Mestrado em Reabilitação Cardiovascular, contribuindo para a excelência da especificidade profissional e da investigação científica nesta área.

OBJETIVOS

O Curso de Mestrado de Reabilitação Cardiovascular tem como objetivos fundamentais:

  • Promover a formação profissional específica de excelência dos profissionais de saúde que integrem ou pretendam ingressar em equipas multidisciplinares de prevenção e reabilitação cardíaca;
  • Desenvolver com rigor a investigação científica avançada nas áreas da prevenção primária e secundária e da reabilitação cardiovascular.

AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E OPORTUNIDADES DE CARREIRA

No final do Curso de Mestrado, os alunos deverão ter adquirido:

  1. Conhecimento nas áreas de ciências da saúde, especificamente em medicina, mas também em nutrição, psicologia, exercício e também em ciências de comunicação e educação em saúde;
  2. Especificidade na realização de programas de exercício e aconselhamento em atividade física e desportiva para doentes cardiovasculares e indivíduos de risco cardiovascular elevado;
  3. Competências para integrar e/ou coordenar equipas multidisciplinares no âmbito de programas de prevenção e reabilitação cardiovascular;
  4. Capacidade de integração em equipas de gestão hospitalar ou de políticas de saúde em prevenção cardiovascular, primária e secundária;
  5. Ferramentas para participar e/ou liderar projetos de investigação nas áreas de ciências de saúde interligadas à prevenção e reabilitação cardiovascular.

DESTINATÁRIOS E VAGAS

Devido à multidisciplinaridade da Reabilitação Cardiovascular, com várias áreas de saúde envolvidas, podem candidatar-se a este ciclo de estudos todos aqueles que tenham uma formação de base nas áreas científicas transversais do ciclo de estudos, que lhes permita acompanhar os conteúdos científicos:

  • Titulares do grau de licenciado em Medicina, Ciências do Desporto – Fisiologia do Exercício, Enfermagem, Psicologia ou Ciências e Tecnologia de Saúde – Nutrição, Fisioterapiaoutras áreas afins às Ciências da Saúde ( e.g. licenciatura em Serviço Social).
  • Titulares do grau de mestre em Exercício e Saúde.

Considera-se critério essencial o conhecimento de Língua Inglesa, sendo a bibliografia sobretudo em inglês e podendo existir candidatos e convidados estrangeiros.

O Mestrado de Reabilitação Cardiovascular funcionará com o número máximo de 25 inscrições.

PLANO DE ESTUDOS, CALENDÁRIO E PROGRAMA DAS UC's

Calendário e Programa das Unidades Curriculares

Consultar

SEMINÁRIOS

Calendário dos Seminários

Consultar

Estão abertas inscrições, para os participantes externos, aos Seminários da Prevenção da Doença Cardiovascular do Curso de Mestrado em Reabilitação Cardiovascular

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÕES

 

O valor da inscrição dos Seminários de cada unidade curricular é de 50€ para os candidatos pertencentes à Comunidade do Centro Académico de Medicina da Universidade de Lisboa e 70€ para outros candidatos.

A inscrição nos Seminários é feita mediante o preenchimento do formulário e o pagamento do respetivo valor da inscrição para a seguinte entidade:

AIDFM
NIB: 001800003666547200180   ||   IBAN: PT50001800003666547200180

O formulário para a frequência dos Seminários e o comprovativo de pagamento deverá ser enviado para o e-mail mestrados@medicina.ulisboa.pt.

Copyright 2018 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |