• en
  • pt

MESTRADO
NUTRIÇÃO CLÍNICA

APRESENTAÇÃO

 

Ano Letivo: 2018/19     |     Início das aulas: OUT’18


A informação não dispensa a consulta do edital (.PDF)


Curso em associação com a ESTeSL

Com Acreditação prévia em 2012, por 6 anos

Registo inicial: R/A-Cr 149/2012 de 24-08-2012

90 ECTS | 3 Semestres | CNAEF 721 Medicina | Código: 6199

Ministrado em associação com: Universidade de Lisboa – Faculdade de Medicina

Grau atribuído: Mestre

Nota: aguardar avaliação da A3ES


Comissão Científica

Prof.ª Doutora Helena Cortez Pinto, FMUL (Diretora)
Prof.ª Doutora Catarina Sousa Guerreiro, FMUL
Prof. Dr. Lino Mendes, Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa – Instituto Politécnico de Lisboa (ESTeSL-IPL)
Prof.ª Doutora Marisa Cebola, ESTeSL-IPL
Prof.ª Doutora Joana Sousa, FMUL

INTRODUÇÃO

O Curso de Mestrado em Nutrição Clínica adota uma metodologia de ensino por problemas, com uma abordagem essencialmente prática, direcionada para o doente hospitalizado, para o doente em ambulatório, e ainda para o aconselhamento nutricional do indivíduo saudável.

O corpo docente integra Centros de Investigação/Centros de Referência e de Prestação de Cuidados em diferentes patologias, e encontra-se envolvido em Investigação Clínica e/ou Básica o que irá proporcionar aos estudantes oportunidades de exposição e contacto a estas atividades. Existe uma ligação estreita ao Laboratório de Nutrição que pertence à Faculdade de Medicina, entidade de reconhecido mérito na investigação médica em Portugal.

Pretende-se que os profissionais desenvolvam competências na prevenção e resolução de problemas nutricionais inerentes à população em geral e à população doente, nomeadamente hospitalizada.

OBJETIVOS

Desenvolver e aprofundar conhecimentos de nutrição humana no indivíduo saudável e com patologia; Reconhecer e avaliar a importância da nutrição clínica como terapia em diferentes patologias; Orientar, aconselhar, programar, implementar e monitorizar o suporte nutricional em meio hospitalar e ambulatório. Em relação às competências e objetivos específicos a obter pelos estudantes, estão descritas em detalhe em cada unidade curricular.

Pretende-se que adquiram competências na área da nutrição relacionada com a clínica, mas também competências em áreas muito estreitamente relacionadas como sejam as da saúde pública e nutrição, segurança alimentar, psicologia relacionada com a nutrição, assim como a aquisição de competências na área das tecnologias de informação e comunicação, e de investigação.

AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E OPORTUNIDADES DE CARREIRA

Pretende-se que adquiram competências na área da nutrição relacionada com a clínica, mas também competências em áreas muito estreitamente relacionadas como sejam as da saúde pública e nutrição, qualidade alimentar, psicologia relacionada com a nutrição, assim como a aquisição de competências na área das tecnologias de informação e comunicação, e de investigação.

Este curso pode complementar e especializar percursos de formação inicial de Licenciatura na área da Nutrição com oportunidades de carreira na área da Saúde ou pode proporcionar uma especialização em Nutrição Clínica a profissionais das diversas áreas da Saúde.

DESTINATÁRIOS E VAGAS

O Mestrado em Nutrição Clínica destina-se a profissionais que tenham obtido uma Licenciatura/ Mestrado integrado na área da saúde e que desejem aprofundar os seus conhecimentos em Nutrição Clínica.

O curso funcionará com o número mínimo de 10 inscrições e o máximo de 25.

PLANO DE ESTUDOS, CALENDÁRIO E PROGRAMA DAS UC's

Calendário e Programa das Unidades Curriculares

Consultar

Copyright 2019 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |