• en
  • pt

MESTRADO
NEUROCIÊNCIAS

APRESENTAÇÃO

Ano Letivo: 2018/19     |     Início das aulas: 13 SET’18


A informação não dispensa a consulta do edital (.PDF)


Com Acreditação em 2017, por 6 anos | Limite de vagas fixado: 16

Registo inicial: R/A-Ef 2013/2011 de 18-03-2011

120 ECTS | 4 Semestres | CNAEF 721 Medicina | Código: 6681

Grau atribuído: Mestre


Comissão Científica

Profª. Doutora Ana Sebastião
Profª. Doutora Isabel Pavão Martins
Prof. Doutor Mamede de Carvalho

INTRODUÇÃO

A Universidade de Lisboa, através da Faculdade de Medicina, confere o grau de Mestre em Neurociências, nas seguintes áreas de especialização:

  1. Neurociência Básicas electrofisiologia, neuroquímica, neurobiologia molecular;
  2. Neurociências Cognitivas memória, aprendizagem, linguagem;
  3. Neurofisiologia EEG, EMG; Estimulação Magnética; Potenciais Evocados;
  4. Neuroanatomia e Neuroimagiologia;
  5. Estudos Populacionais Clínicos investigação clínica;
  6. Neurociências Físicas e de Engenharia aquisição, arquivo e processamento de sinais biológicos. Técnicas de Diagnóstico;
  7. Neurociências Computacionais modelos computacionais de neuro-imagem funcional.

OBJETIVOS

Nos últimos anos as Neurociências têm sido matéria de grande evolução devido à introdução de tecnologias inovadoras. Os neurocientistas estão agora numa posição privilegiada para uma melhor compreensão do cérebro, quer no seu funcionamento normal, quer em situação de doença.

O Mestrado de Neurociências pretende dotar os alunos de competências para o estudo do sistema nervoso numa perspetiva integrada e abrangente, da molécula à cognição, do normal ao patológico. Este objetivo está englobado no processo mais vasto da constituição de uma espaço Europeu de ensino superior, competitivo, de elevada qualidade, e que favoreça a mobilidade e empregabilidade dos seus diplomados.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

O Mestrado em Neurociências tem como meta a promoção do conhecimento do sistema nervoso, numa abordagem multidisciplinar e de complementaridade, através da aplicação de rigorosa metodologia científica, com o contributo da investigação clínica e laboratorial.

Tem por principal objetivo o estudo do sistema nervoso no seu todo, tendo em conta as suas relações com o meio interno e externo, envolvendo a percepção, acção, o comportamento, assim como os sistemas de homeostasia. Pretende-se que o aluno compreenda o sistema nervoso, quer no seu funcionamento normal, quer em situação de doença, bem como as principais tecnologias usadas para o seu conhecimento.

AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS

Este Mestrado permite a aquisição de competências em três vertentes: aquisição de conhecimentos em Neurociências numa perspectiva de integração dinâmica entre as disciplinas; exposição aos métodos e procedimentos da investigação, através da vivência do universo da investigação científica nos seus fundamentos clássicos, assim como nos procedimentos necessários para o seu desenvolvimento nas diversas fases; obtenção de perícia em área específica a definir pelo interessado em interacção com os docentes, promovendo maior competividade no mercado de trabalho académico ou empresarial.

OPORTUNIDADES DE CARREIRA

  • Carreira de Investigação na área das Neurociências Experimentais ou das Neurociências Clínicas
  • Carreira Académica
  • Carreira Empresarial sempre que o conhecimento aprofundado sobre a atividade de investigação em Neurociências se constituir como uma mais-valia.

DESTINATÁRIOS E VAGAS

Candidatos a uma carreira de investigação experimental na área das Neurociências Neurobiologia Molecular, Electrofisiologia, Neuroquímica, Neurociências Computacionais.

Candidatos interessados em aprofundar os seus conhecimentos sobre o sistema nervoso Internos de especialidade de Neurologia e/ou Neurocirurgia, neurologistas, neurocirurgiões, psiquiatras, psicólogos, biólogos, bioquímicos, farmacêuticos, terapeutas da fala, fisioterapeutas, engenheiros biomédicos.

Candidatos a uma carreira académica.

N.º de Vagas – 16

PLANO DE ESTUDOS, CALENDÁRIO E PROGRAMA DAS UC's

Calendário e Programa das Unidades Curriculares

Consultar

Copyright 2019 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |