• pt
  • en

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
MACROSCOPIA EM ANATOMIA PATOLÓGICA

APRESENTAÇÃO

Ano Letivo: 2017/18     |     Início das aulas: OUT’17

                                                                                 

A informação não dispensa a consulta do edital (.PDF)
                                                                                


Comissão Científica

Prof. Doutora Isabel Fonseca
Prof. Doutora Fátima Carneiro
Prof. Doutora Paula Borralho
Mestre Amadeu Borges Ferro

INTRODUÇÃO

A Anatomia Patológica é responsável pela análise de órgãos, tecidos e células com o objectivo de contribuir para o diagnóstico, prognóstico e indicação terapêutica. Este desempenho implica dois níveis de intervenção: macroscopia e microscopia. O estudo macroscópico de peças anatómicas tem como objectivo analisar, descrever, avaliar e recolher amostra representativa para análise microscópica. Esta tarefa pode ser desenvolvida por médicos anatomopatologistas ou por técnicos especializados, sob supervisão de anátomo-patologistas, após formação específica nesta area. Esta formação representa uma importante mais valia para a dinâmica dos Serviços de Anatomia Patológica.

OBJETIVOS

Este curso visa confere competências que capacitam para:

  1. Planear e aplicar metodologias de selecção, descrição e recolha de material biológico proveniente de órgãos e tecidos humanos, colaborando ativamente para o exame anatomo-patológico e elaborando parecer diagnóstico macroscópico;
  2. Planear e aplicar metodologias de realização de autópsias no âmbito da tanatologia, nomeadamente na colheita de material e aplicação de técnicas em amostras de tecidos para análise.
  3. Descrever peças cirúrgicas sendo capaz de colher e identificar fragmentos obedecendo aos protocolos estandardizados e reconhecendo os critérios estabelecidos internacionalmente para a determinação do prognóstico.

AQUISIÇÃO DE COMPETÊNCIAS E OPORTUNIDADES DE CARREIRA

Este curso visa formar alunos em Macroscopia em Anatomia Patológica com competências que capacitam para:

  1. Descrever peças cirúrgicas, sendo capaz de colher fragmentos obedecendo aos protocolos estandardizados e reconhecendo os critérios estabelecidos internacionalmente para a determinação do prognóstico.
  2. Aplicar metodologias de realização de autópsias no âmbito da tanatologia, nomeadamente na colheita de material e aplicação de técnicas em amostras de tecidos para análise.

DESTINATÁRIOS E VAGAS

Podem candidatar-se a este curso os titulares do grau de Licenciado em Anatomia Patológica, Citológica e Tanatológica ou equivalente.

Serão disponibilizadas 25 vagas de dois tipos:

  1. Candidatos em exercício profissional. Estes candidatos serão propostos por Serviços de Anatomia Patológica que possam garantir a sua formação em estágio (20 vagas).
  2. Candidatos que não estão em exercício profissional. A Comissão Científica garantirá a sua formação em estágio em Hospitais de todo o país (5 vagas).

Número mínimo de formandos para viabilização do curso: 20

Copyright 2017 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |