CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

ICResearch

Ano Letivo: 2016/17  |  Início de aulas: OUT’16

Entrevistas (se aplicável) – data a definir

A informação não dispensa a consulta do edital (.Pdf)

Comissão Científica

Prof. Doutor António Vaz Carneiro
Prof. Doutor José Ferro
Prof. Doutor Miguel Carneiro de Moura

Preletores
Prof. Doutor Ruy Ribeiro
Prof. Doutor Joaquim Ferreira
Prof. Doutor António Barbosa
Prof.ª Doutora Patricia Canhão
Prof. Doutor João Costa

Apresentação

Um sistema de saúde moderno deve contemplar, para além da assistência clínica aos seus doentes/pacientes e do ensino médico/farmacêutico/enfermagem nos seus diversos níveis (pré e pós graduação, educação continuada e avançada – mestrados e doutoramentos), uma atividade regular na área da investigação biomédica.

Desta, a mais relevante para os objetivos finais do SNS é a investigação clínica. Isto deve-se ao facto de os resultados obtidos em estudos com doentes terem aplicação prática mais ou menos imediata, com as vantagens daí recorrentes.

O presente curso destina-se a estudantes de medicina e médicos (ou outros profissionais de saúde) que pretendam adquirir conceitos básicos na área da investigação clínica, sistemas de apoio à decisão clínica e análise crítica da literatura.

Introdução

Um Centro Académico de Medicina tem, para além das suas funções assistenciais e de docência, um papel relevante no desenho e desenvolvimento de estudos de investigação clínica. Com efeito, é nesta actividade que uma instituição como o CAML se deve afirmar como centro de excelência quer nacional, quer internacionalmente.

Objetivos Gerais
O curso de Introdução à Investigação Clínica IC destina-se aos alunos de doutoramento do CAML e outros profissionais de saúde que desejem ter uma formação básica no desenho e análise de estudos clínicos.

No final do curso os formandos deverão:

• Compreender as técnicas de escrita e apresentação de resultados de estudos clínicos
  • Aplicar um conjunto de testes estatísticos a resultados de estudos e saber interpretar os resultados
  • Compreender a estrutura e avaliar criticamente estudos diagnósticos
  • Compreender a estrutura e avaliar criticamente estudos de causalidade
  • Compreender a estrutura e avaliar criticamente ensaios clínicos
  • Compreender a estrutura e avaliar criticamente estudos prognósticos
  • Compreender a estrutura e avaliar criticamente revisões sistemáticas da literatura
  • Descrever os imperativos éticos ligados à investigação clínica

Aquisição de Competências

No final do curso os estudantes possuirão um conjunto de competências que lhes permitirá poder escrever um projecto de investigação clínica para efeitos de obtenção de grau ou de actividade de investigação clínica.

Oportunidades de Carreira

Os estudantes deste curso poderão juntar-se  a equipas de investigação clínica e desenvolver as suas competências nesta área.
Poderão inclusivamente poder ter uma carreira na Indústria Farmacêutica.
A inclusão em Comités de Farmácia e Terapêutica é outra possibilidade.

Destinatários

Estudantes de doutoramento do CAML, internos e médicos do CHLN, profissionais de saúde externos ao CAML para além de medicina, graduados em biologia, farmácia, bioquímica e áreas relacionadas

O curso funcionará com o número mínimo de 10 e o máximo de 30 inscrições.

Corpo docente do curso

António Vaz Carneiro