• pt
  • en

 


Comemoração do Dia da Faculdade marcou, uma vez mais, o primeiro dia da receção aos novos alunos da FMUL.

Integraram a mesa de honra da sessão solene realizada no Edifício Egas Moniz, para além do Prof. Fausto J. Pinto, Diretor da FMUL, o Prof. António Cruz Serra, Reitor da Universidade de Lisboa, a Prof.ª Maria do Céu Machado, Presidente do INFARMED e em representação do Ministro da Saúde, o Prof. Arlindo Oliveira, Presidente do Instituto Superior Técnico, o Prof. José Ferro, Presidente do Conselho da Escola, o Prof. José Melo Cristino, Presidente do Conselho Científico, a Profª. Isabel Pavão Martins, Presidente do Conselho Pedagógico, e a Aluna Teresa Valido, Presidente da Associação de Estudantes da FMUL.

A sessão teve início com a atuação musical de alguns membros do Coro Médico de Lisboa e da Orquestra Médica de Lisboa.

O Diretor da Faculdade, Prof. Doutor Fausto J. Pinto, no seu discurso de abertura ( .pdf // vídeo ) deu as boas vindas aos novos alunos e realçou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela atual direção no sentido de cumprir a missão desta Escola Médica e prosseguir a visão de assegurar um lugar cimeiro como instituição de referência do ensino médico e da investigação biomédica no contexto nacional e europeu.

Seguiu-se a intervenção da Presidente da Associação de Estudantes da Faculdade, Aluna Teresa Valido, que deu o seu testemunho enquanto aluna desta Faculdade e desafiou os novos colegas para uma participação ativa e empenhada na Escola e na AEFML.

O Reitor da Universidade de Lisboa, Prof. António Cruz Serra salientou a importância do trabalho e da ética num curso tão exigente como o de medicina e, em nome da Universidade de Lisboa, desejou também as boas vindas a todos os alunos do primeiro ano.

O Prof. Arlindo Oliveira, Presidente do Instituto Superior Técnico, foi o Conferencista convidado deste dia com um tema muito atual e pertinente, “Novas Tecnologias e a Medicina do Futuro” ( vídeo ).

Seguiram-se as habituais homenagens (.pdf) aos Novos Docentes Jubilados, Novos Docentes Catedráticos, Novos Docentes Associados, Novos Docentes Auxiliares e Agregados, Novos Doutorados, Docentes e Pessoal Técnico-Administrativo com 25 anos de Serviço e Médicos, formados por esta Escola, que completaram 50 Anos de Licenciatura.

No sentido de valorizar o desempenho académico dos estudantes do Mestrado Integrado em Medicina, foram atribuídos nesta sessão os Diplomas de Mérito aos estudantes que, em 2016/2017, obtiveram as médias mais elevadas, pela frequência de cada ano curricular.

Foram igualmente atribuídos pela primeira vez em 2016/2017, dois Prémios FMUL-CGD de Excelência, ao abrigo do protocolo assinado entre a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e a Caixa Geral de Depósitos.

No final da cerimónia teve lugar  a intervenção da Presidente do Conselho Pedagógico, Prof.ª Isabel Pavão Martins, com o tradicional Juramento de
Hipócrates dos alunos do 1.º ano de Medicina.

Foi uma sessão com o Auditório cheio, com mais de 400 pessoas a assistirem às Comemorações do Dia da Faculdade de Medicina de 2017.

A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa deseja a todos os seus alunos e colaboradores um excelente ano letivo!

GALERIA DE IMAGENS
CONVITE


(Clique na imagem para consultar o programa da Sessão)

Copyright 2017 | Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa |