Covid-19: Ponto da situação em Portugal
Share

Hoje é dia de reunião de especialistas no Infarmed e, embora não devam sair dali medidas obrigatórias, esperam-se algumas recomendações, nomeadamente o reforço no uso de máscara em recintos fechados.

máscaras de proteção individual
 

Graça Freitas anunciou esta quinta-feira que a vacinação contra a Covid-19 foi alargada “para mais cerca de um milhão e meio de pessoas” que são as que estão na faixa dos 50 anos. A data ainda não é certa uma vez que, quando questionada sobre isso, a Diretora-Geral da Saúde disse: “Estamos com casa aberta a partir dos 70, estamos agora a convocar a faixa etária acima dos 60”, anunciando que quando este processo estiver estabilizado,  serão enviadas mensagens para convocar os cidadãos da faixa etária seguinte.

O inverno está a chegar e as temperaturas baixas trazem consequências na manifestação deste e de outros vírus como é o caso do vírus da gripe e do vírus Cincinal que atinge maioritariamente as crianças. Quanto maior for o nível de proteção da população, neste caso conferida através das vacinas, mais fácil será suportar os efeitos da doença quer nas pessoas, quer nos cuidados primários e hospitalares.

As vacinas que estão a ser administradas conferem “alguma proteção contra as variantes da família da ómicron” disse Miguel Castanho, Professor da FMUL e investigador do iMM, em declarações à TVI e, por isso, importa reforçar a necessidade de todos se vacinarem para “não repetir o inverno do ano passado”, reforçou. Por esta altura os números de infetados estavam controlados, mas o pico do inverno acarretou muitos casos de covid-19 que afluíram às urgências e transformaram-se em muitos  internamentos, com as consequências do costume, na incapacidade de resposta a todos os casos.

Por tudo isto, Graça Freitas apela à necessidade da vacinação, um apelo partilhado pela Secretária de Estado da Promoção da Saúde e infecciologista, Margarida Tavares que acrescentou que a taxa de vacinação acima dos 80 anos é de 68% e reconheceu que gostaria que os vacinados fossem em maior número, apelando a que “todas as pessoas mais velhas” para que não deixem de se vacinar.

Reunião no Infarmed

Hoje é o dia em que vai decorrer a reunião no Infarmed para fazer o ponto da situação da Covid-19 em Portugal. Mas em declarações ao Jornal Público, Margarida Tavares fez saber que não se espera medidas de carácter obrigatório, mas sim um reforço de recomendações, nomeadamente o uso de máscara em recintos fechados ou com aglomerados populacionais.