CHULN tratou 450 doentes com Covid nos Cuidados Intensivos, com taxa de sobrevida de 78%
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte tratou no último ano cerca de 2500 doentes com Covid-19. Deste total, 450 doentes foram tratados nas unidades de cuidados intensivos do CHULN, 50 deles com recurso a ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorporal), os números mais altos da região de Lisboa e dos mais elevados de todo o país. A taxa de sobrevida nas UCI do CHULN é de 78%.

Recorde-se que o CHULN teve nas últimas semanas oito unidades de cuidados intensivos exclusivamente dedicadas a doentes Covid, das quais cinco são novas unidades, num total de 69 camas. Um plano que começa agora a ser reconvertido de forma faseada à atividade não-covid, que já retomou as cirurgias prioritárias e recomeça esta semana a cirurgia de ambulatório.

A urgência do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte dedicada a doenças respiratórias atendeu cerca de 31 mil doentes no último ano, mais de metade dos quais (55%) vindos de fora da área de referência do CHULN. A urgência do Hospital de Santa Maria não encerrou um único dia e deu resposta a doentes suspeitos de Covid da área metropolitana de Lisboa e da região Oeste, mas também a utentes com origem em Leiria, Santarém, Alentejo ou no Algarve.

Perto de um terço (29%) dos atendimentos resultaram de encaminhamentos do INEM. A taxa de positividade na urgência Covid do CHULN foi de 13%, enquanto 75% dos doentes testaram negativo para o Sars-Cov-2. Onze por cento dos doentes não necessitaram de realizar teste e apenas 1% dos casos foram inconclusivos.

No total, o laboratório de Patologia Clínica do CHULN realizou mais de 155 mil testes de rastreio à Covid, a maioria em contexto de urgência, mas também a doentes das consultas externas e do exterior. O serviço prestou ainda apoio a outros hospitais e lares da região Sul.

Do total de testes realizados, cerca de 10 mil foram efetuados a profissionais do CHULN. O Centro Hospitalar vacinou também já cerca de 5 mil profissionais, 4500 dos quais já com a vacinação completa com as duas doses. A taxa de infeção entre profissionais caiu 95% nas últimas semanas.

O Conselho de Administração agradece a todos os profissionais pela sua elevada competência e espírito de entrega, que fazem do CHULN uma peça absolutamente estrutural do sistema de saúde português.

Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, E.P.E., 2 de Março de 2021,
O Conselho de Administração.

Infografia com números relativos ao artigo