Celebração do 66.º aniversário do Hospital de Santa Maria

O 66º aniversário do HSM foi celebrado com o webinar “Hospital e Academia: Olhares para uma resposta de futuro” promovido pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar. Esta sessão foi moderada por Guilherme Victorino, Professor da Universidade Nova e Diretor do Nova Innovation&AnalyticsLab. Nesta sessão participaram Daniel Ferro, Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, Fausto J. Pinto, Diretor da FMUL e Maria do Carmo Fonseca, Presidente do iMM João Lobo Antunes.

Quanto às equipas de profissionais da linha da frente no combate à Covid-19, Daniel Ferro refere que “houve, durante este período, inúmeros profissionais que deram tudo de si, até aos limites. As pessoas fazem-no sem lamentações e queixas, mas sabemos que estão exaustos e cansados do período em que têm estado sob grande pressão. Isso é um sinal de que consideram que o seu trabalho está imbuído de um forte sentido de missão.”

Fausto J. Pinto relembra que “em 24 horas, foi montado um sistema de aulas remotas que permitiu manter algum tipo de formação nos vários anos do curso”, disse o médico Fausto J. Pinto, para quem estava em causa a necessidade de não “comprometer a formação de toda uma geração, daqueles que vão ser os futuros médicos”.

Segundo Carmo Fonseca, tornou-se “óbvio, com esta pandemia, que temos de ser capazes de inovar. A inovação é um produto de um grande investimento, de um grande trabalho silencioso. De repente, e quando é necessário, a sociedade vira-se para os cientistas e pede uma resposta. Os cientistas só podem responder se, de facto, tiveram tido anos árduos de trabalho”.

Leia a notícia do jornal Observador aqui