Artrite psoriática | Tese de doutoramento de Elsa Sousa conquista resultados inovadores

Mulher, médica, com cabelo preto encaracolado

O que é a artrite psoriática? Nas palavras de Elsa Sousa, Médica Reumatologista e Investigadora do Instituto de Medicina Molecular (iMM), é simples de descrever: “Uma doença reumática inflamatória crónica, associada à psoríase, que afeta articulações, tendões, ligamentos e a própria estrutura óssea.” Acrescenta ainda que, “é uma doença que provoca dor, deformação articular e destruição óssea, e portanto, com um importante impacto no doente, na sua qualidade de vida, mas também com profundas repercussões sociais e económicas."

“Estimamos que dos cerca de 250 mil portugueses diagnosticados com psoríase em Portugal, entre 20% e 30% poderão desenvolver artrite psoriática”, revela a investigadora.

Elsa Sousa, em entrevista ao Diário de Notícias, diz ter ficado surpreendida, mas também agradecida com a distinção de melhor tese de doutoramento de 2019 do Centro Académico da Universidade de Lisboa (CAML) e com o Prémio de Mérito João Lobo Antunes, instituído pelo Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes, logo na sua primeira edição em 2020.

Na véspera de apresentar publicamente este trabalho, a investigadora confessou ao Diário de Notícias que juntou uma equipa de mais de cem profissionais de saúde, para conseguir alcançar os resultados que pretendia, e que iam além do objetivo para esta tese: "Que constituísse um alerta para a comunidade médica e para a população em geral, de forma a que se possa prevenir e atenuar o impacto da artrite psoriática."

Pode ler a reportagem na íntegra, aqui.