As AIMS Masterclasses estão de volta!

Na 11th AIMS Meeting o objetivo é enriquecer o currículo médico da comunidade estudantil da FMUL.

No próximo dia 30 de Outubro, a 6ª Edição, associada ao tema “Mudar o Mundo e a Medicina”, traz ao Grande Auditório João Lobo Antunes relatos de dois médicos e um investigador que procuram diariamente melhorar o Mundo e a Saúde em 3 cenários: no laboratório, na política e no terreno.

A sessão Mudar a Medicina no Laboratório será apresentada pelo Prof. Doutor Hugo Vicente Miranda que irá abordar o “Papel da investigação laboratorial no desenvolvimento de novas terapias”. Doutorado em Bioquímica e Professor Auxiliar na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade NOVA de Lisboa, é desde 2018 líder do grupo de investigação DysBrainD: Dysmetabolism in Brain Diseases, no Centro de Estudos de Doenças Crónicas (CEDOC). A sua investigação procura compreender o papel das disfunções da regulação metabólica, nomeadamente a diabetes tipo II, no desenvolvimento da doença de Parkinson, com o objetivo de identificar potenciais alvos terapêuticos para a mesma.

No âmbito de Mudar a Medicina na Política, contamos com o Prof. Doutor Francisco George. O atual Presidente da Cruz Vermelha Portuguesa irá abordar os “Principais Desafios para a Saúde dos Portugueses”. Formado com distinção pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa desde 1973, Prof. George especializou-se em Saúde Pública. Trabalhou na Organização Mundial de Saúde entre 1980 e 1991, tendo sido consultor em diversas missões. Entre 2005 e 2017 foi Diretor-Geral da Saúde, e ao longo da sua carreira recebeu inúmeras distinções, das quais se destacam a Grã-Cruz da Ordem do Mérito, o grau de Grande Oficial da Ordem do Infante Dom Henrique e a Medalha de Serviços Distintos do Ministério da Saúde – Grau Ouro.

Por último, e para Mudar o dia-a-dia da Medicina No Terreno, a Dr.ª Ana Paula Cruz irá “Cuidar o mundo: o coração da ação humanitária”. Médica interna de Medicina Geral e Familiar, em Freamunde (Paços de Ferreira), tem como principal intuito inspirar a mudança naquela que considera ser a sua casa – o Mundo. Com apenas 26 anos, Já colaborou com várias ONGs, tendo participado em missões de voluntariado médico em Moçambique e em campos de refugiados: na fronteira de Angola com a República do Congo, no Bangladesh e em Lesbos. Envolve-se ativamente no resgate de migrantes no Mediterrâneo.

O final da Masterclass é marcado por uma roundtable, moderada pela Eng.ª Sara Sá, jornalista da revista Visão Saúde, na qual todos os estudantes terão a oportunidade de discutir os temas abordados.

Não faltem, pois mudar o Mundo e a Medicina está ao alcance de todos nós!

N.B: Aceda ao programa na integra ao clicar na imagem.

Palestrantes AIMS Masterclasses 2019: Prof. Dr. Hugo Vicente Miranda, Prof. Dr. Francisco George e Dr.ª Ana Paula Cruz

Summer School do Laboratório de Nutrição FMUL | Sintra Cresce Saudável | Dos dados à publicação científica
Evidence-based Nutrition: da prevenção ao tratamento
Aula Magna | FMUL