1ª Dia do Simpósio sobre Intercâmbio em Medicina | CODEM-LP

Teve ontem início o Simpósio sobre Intercâmbio em Medicina na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

Este encontro tem por objetivos o debate sobre assuntos de interesse comum, no âmbito da Medicina e de iniciativas conjuntas nas áreas de investigação e ensino, e o aumento das sinergias entre as 17 Escolas Médicas Lusófonas.

A título de introdução do Simpósio, os 3 primeiros oradores convidados: Prof.ª Denise Pires de Carvalho (FMUFRJ), Prof. Miguel Castanho (FMUL) e Prof. Nuno Santos (FMUL), tiveram a oportunidade de apresentar um conjunto de projetos de colaboração conjunta e também de discutir a translação de conhecimento entre ambas as Instituições académicas, sob moderação do Prof. Roberto A. Medronho (FMUFRJ).

Senhora de óculos a falar para a audiência
Prof.ª Denise Pires de Carvalho (FMUFRJ)

Homem de cabelo liso a falar no pulpito
Prof. Miguel Castanho (FMUL)

Mesa de oradores do simpósio
Oradores convidados da Sessão "Desafios da integração da pesquisa básica na colaboração Portugal-Brasil", sob a moderação do Prof. Roberto A. Medronho (FMUFRJ)

homem com farto cabelo a fazer uma apresentação
Prof. Nuno Santos (FMUL)

O Simpósio prosseguiu com uma segunda sessão dedicada ao tema: “Investigação em Células Estaminais em Medicina”. Neste âmbito, foi a vez do Prof. José Marcus Raso Eulálio (FMUFRJ) abordar alguns casos de estudo sobre Medicina regenerativa, mais concretamente sobre o potencial de diferenciação de células tronco e o seu papel nos processos de cicatrização e regeneração. Já a investigadora do iMM, Doutora Joana Neves, brindou-nos com exemplos de novas terapias regenerativas, onde a principal preocupação é a descoberta de novas estratégias de reparação de tecidos celulares envelhecidos e ou doentes, com especial foco na retina.

Homem de fato sentado na audiência, coloca uma questão
Prof. Aluisio Cotrim Segurado

Homem careca e de fato fala para a plateia
Prof. José Marcus Raso Eulalio (FMUFRJ)

Mulher sentada dá uma explicação
Doutora Joana Neves, investigadora do iMM

homem negro e grisalho segura no microfone perante uma audiência

A sessão “O Impacto da Tuberculose e do HIV nos Países Lusófonos e na Importância da Pesquisa”, moderada pelo Prof. António Vaz Carneiro (FMUL), contou com a presença do Prof. Aluisio Cotrim Segurado, infeciologista e Professor da FMUSP, que fez referência a alguns estudos sobre os índices do Vírus do HIV no Brasil, destacando a importância que a investigação teve na implementação de políticas preventivas com grande impacto na sociedade brasileira, nos últimos 10 anos. Relativamente ao tema da Tuberculose, esta foi identificada como sendo uma patologia agressiva e de fácil transmissão em território brasileiro, pois segundo o Prof. Luciano Zubaran Goldani (UFRGS), a erradicação torna-se inacessível devido ao surgimento de novos casos de Binómio Tuberculose-SIDA e também, pela não administração de medicamentos intravenosos em casos de Tuberculose grave.

Homem Grisalho a falar para a audiência
Prof. Aluisio Cotrim Segurado (FMUSP)

homem careca a falar para a audiencia
Prof. Luciano Zubaran Goldani (UFRGS)

A última Sessão, do primeiro dia, foi dedicada às doenças cardiovasculares nos Países de Língua Portuguesa. Dentro desta área, a Prof.ª Gláucia Moraes (FMUFRJ), destacou os resultados do primeiro estudo desenvolvido pela Rede de Escolas Médicas, nos quais é possível identificar um padrão de diminuição da taxa de DCV em Portugal, sendo que o mesmo não acontece nos países africanos, onde a prevalência das DCV tem tendência a aumentar. Ainda no que concerne à exposição dos resultados deste estudo, a Prof.ª Gláucia Moraes realçou a hipertensão arterial (principal causa de morte no Brasil por doença) a par com a isquemia cardíaca, como sendo as duas principais causas de morte, por doença, em países como Cabo-Verde e São Tomé e Príncipe. Seguiu-se uma demonstração de alguns Programas de Prevenção Cardiovascular no espaço lusófono, um tema estimado pelo Prof. Fausto J. Pinto (FMUL) e pela Prof.ª Ana Abreu (FMUL). Mas, foi o tema "Cardiologia digital: Ameaça ou Oportunidade?", onde foi abordado o potencial da inteligência artificial e da robótica, enquanto ferramentas para a Rede CODEM-LP, que deu início ao painel de discussão, concluindo-se assim as atividades do primeiro dia do Simpósio sobre Intercâmbio em Medicina.

Homem grisalho a falar para microfone, imagem de perfil
Prof. Fausto J. Pinto durate a Sessão <em>Cardiologia Digital: Ameaça ou Oportunidade?</em>

Homem de raça negra a falar para a audiência
Prof. Mohsin Sadit (FMUEM) e Prof.ª Ana Abreu (FMUL)

O Simpósio terá continuação durante a tarde de hoje e amanhã. poderá assistir em streaming através do link.