11 de março, um ano de pandemia
Share

Imagem de uma rua deserta em tempos de pandemia

Faz hoje um ano que a OMS declarou a Covid-19 como pandemia. A 11 de março de 2020, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, justificou a declaração da pandemia com os "níveis alarmantes de propagação", uma vez que já em 144 países tinham casos confirmados. A declaração surgiu três meses depois de terem sido detetados os primeiros casos do novo coronavírus, na China.

Um ano depois, o número de infetados passou de 120 mil para 120 milhões e um terço da humanidade esteve confinada pelo menos uma vez. A covid-19 fez pelo menos 2,6milhões de mortes e o número de infetados ascende a mais 117 milhões, em todo o mundo.

Em Portugal, contabilizam-se mais de 16 mil mortes e mais de 811 mil infetados e, neste momento, há 192 países ou regiões com casos confirmados.

O mês de março de 2020, ficou marcado pela imposição do confinamento em vários países, fechando escolas, comércio, fronteiras e impondo o teletrabalho. Ao fim de um ano, Portugal atravessa a terceira vaga da pandemia com a esperança de que a vacina feche a porta a uma possível nova vaga.

imagem de uma vacina de covid
Foto: Reprodução internet

 

Fontes:

https://sicnoticias.pt/especiais/coronavirus/2021-03-11-Um-ano-de-pandemia.-De-120-mil-para-120-milhoes-de-infetados-e-a-humanidade-confinada

https://www.saudemais.tv/noticia/29924-covid-19-um-ano-o-que-se-sabe-e-nao-se-sabe-apos-declaracao-da-pandemia